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Raízen (RAIZ4) – (2T23)▪️ Lucro Líquido Ajustado: R$ 1,1 milhão🔻(-99,9% vs. 3T21)▪️ Receita Líquida: R$ 64,2 bilhões🔺(+31,5% vs. 3T21)▪️ EBITDA Ajustado: R$ 2,756 bilhões🔻(-14,1% vs. 3T21)

*Com BM&C Now e BDM

Além das big techs, Top 10 do ranking das empresas mais valiosas do mundo, ainda está em 6º a Toyota, com US$ 59,7 bilhões; em 7º a Coca-Cola com US$ 57,5 bilhões; em 8º Mercedes-Benz com US$ 56,1 bilhões; em 9º Disney com US$ 50,3 bilhões; por fim, em 10º a Nike avaliada em US$ 50,2 bilhões.

Analisando:

Reprodução/SantanderFinalmente aconteceu: o Santander (SANB11) ganhou suporte ao Apple Pay no Brasil na última sexta-feira (4). Desta forma, para compensar o ‘atraso’, o banco também anunciou uma promoção de pontos e milhas em dobro ao fazer compras utilizando o sistema de pagamentos da Apple.

O Focus de hoje mostra o primeiro a ser divulgado com as projeções dos economistas após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidencia da República.

Em comunicado divulgado, a empresa se colocou à disposição do tribunal de contas para prestar todas as informações, em linha com o que já foi feito em representação semelhante referente ao pagamento de dividendos do segundo trimestre. “Na ocasião, o Tribunal não identificou a necessidade de concessão de medida cautelar”, diz o documento.

No Brasil, o mercado acompanha de perto as ações da equipe de transição do novo governo e a temporada de balanços, que segue em sua semana mais agitada.

Importante mencionar também a subida forte da Vale ON (BVMF:VALE3) no dia (+7,59%) e na semana (+7,12%). A aposta do investidor é que a China relaxe a política de covid-zero.

Há, ainda segundo os envolvidos na transição, prioridades elencadas para o governo Lula neste primeiro momento: recursos para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Farmácia Popular, por exemplo.

Entre os indicadores, o Banco Central divulgou mais uma pequena elevação na projeção dos economistas em relação à inflação deste ano em comparação ao último levantamento do Boletim Focus, da semana passada. Sendo assim, a projeção foi de 5,61% para 5,63%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,71%. Portanto, para 2023, o BC apontou uma variação apenas no PIB novamente, com leve aumento de 0,64% na semana anterior para 0,70%.

Gráfico de mercado. Foto: Divulgação, PixabayApós dois pregões negativos devido à decisão do Federal Reserve, os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta sexta-feira (4). O mercado aguarda o principal dado sobre o mercado de trabalho dos EUA, o payroll. A expectativa está para a criação de 200 mil vagas e taxa de desemprego em 3,6%. Caso os números mostrem força no setor, a mensagem mais hawkish feita pelo presidente do Fed, Jerome Powell, será reforçada.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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