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. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,20%, a 3.498 pontos.

Foto: Divulgação/B3A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) informou nesta quinta-feira que fechou contrato para aquisição de 80% do capital social da Alux do Brasil por 110 milhões de reais, de acordo com fato relevante.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,18%, a 5.702 pontos.

Nos Estados Unidos, as bolsas estão em campo misto. O S&P 500 está operando em +0,25% (4.672,60), o Nasdaq registra +0,63% (15.913,30), enquanto o Dow Jones está em -0,24% (36.069,17).

Em outubro do ano passado, o país embarcou 162,68 mil toneladas da proteína para o exterior, conforme a Secex.

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Essas ideias expressas na ata já constaram no comunicado da semana passada.

O minério de ferro fechou hoje em alta de 4,52% (US$ 100,10 tonelada) no porto chinês de Qingdao, mas Vale (VALE3) opera em queda de 3,75% (R$ 69,61), assim como as siderúrgicas: Usiminas (USIM5) -2,29% (R$ 12,80); CSN (#CSNA3) -3,59% (R$ 22,32); Gerdau (GGBR4) -1,99% (R$ 26,07); Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -2,72% (R$ 12,15). Já as petroleiras caem seguindo o petróleo: Petrobras ON (PETR3) perde 2,16% (R$ 28,08), enquanto Petrobras PN (PETR4) tem desvalorização de 2,11% (R$ 27,41) e Petrorio (PRIO3) -3,16% (R$ 22,66).

O consumo das famílias, enquanto isso, verá redução de 7 bilhões de reais neste ano, a preços de 2020, como consequência da pressão dos custos de energia, segundo a CNI, o equivalente a variação negativa de 0,15%. Para o ano que vem, o efeito será de 12,1 bilhões de reais a preços de 2020, ou queda de 0,26%.

O Ibovespa sofreu de forte volatilidade nesta quarta-feira (3), oscilando entre quedas e alta ao longo de todo o pregão. O principal índice da bolsa brasileira fechou em na estabilidade, com leve alta de 0,06%, cotado a 105.616,88 pontos. A máxima do índice ficou em 106.754 pontos e a mínima em 104.204 pontos.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Especialistas atribuem o posicionamento da China a uma estratégia para baixar os preços do produto brasileiro, que vinha em patamares elevados, com a influência do dólar e da escassez de oferta nacional. Apesar disso, os dados da Secex indicam que o valor da proteína segue 21,7% superior, no comparativo anual, somando 5.166 dólares por tonelada em outubro.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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