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O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 1,45% em junho, conforme mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de -2,33%. Com este resultado, o índice acumula variação de -4,96% no ano e de -7,44% em 12 meses. Em junho de 2022, o índice havia subido 0,62% e acumulava elevação de 11,12% em 12 meses.

“O Federal Reserve criou o FedNow Service para ajudar a fazer pagamentos diários nos próximos anos de maneira mais rápida e conveniente”, afirmou o presidente do Fed, Jerome Powell.

“A inflação morreu?”

“A gente pode sim estar diante da retomada da tendência de baixa do ativo, principalmente quando falamos da tendência de longo prazo. Eu não descarto que o ativo volte a testar a região de seu fundo anterior”, finaliza Tominaga.

4h30 – Alemanha: PMI Composto, Industrial e de Serviços- Preliminar (Julho)5h – Zona do Euro: PMI Composto, Industrial e de Serviços- Preliminar (Julho)5h30 – Reino Unido: PMI Composto, Industrial e de Serviços- Preliminar (Julho)8h – Brasil: IPC-S (3ª Quadrissemana de Julho)9h30 – EUA: Índice de Atividade Nacional Fed Chicago (Junho)10h45 – EUA: PMI Composto, Industrial e de Serviços- Preliminar (Julho)15h – Brasil: Balança Comercial SemanalTerça-feira (25 de Julho)

“As seis construtoras focadas no segmento popular apresentaram alta de +48% no seu Valor de Mercado total, atingindo R$ 17 bilhões. No segmento de médio-alto padrão, o crescimento foi de +37% para R$ 23 bilhões. Já as empresas de Properties & Shoppings apresentaram crescimento de +46% para R$ 38 bilhões”, mostrou a pesquisa.

Juros e dólarEm relação aos juros, a confederação estima que a Selic encerrará 2023 em 11,75% ao ano, devendo cair dois pontos percentuais em relação aos 13,75% atuais. Em relação ao câmbio, a entidade prevê que o dólar comercial chegará ao fim do ano em R$ 4,90, contra previsão anterior de R$ 5,35.

IndicadoresNo Brasil, o Monitor do PIB, da Fundação getulio Vargas (FGV), aponta retração de 3,0% na atividade econômica em maio na comparação com abril, considerando-se dados com ajuste sazonal. Na comparação interanual a economia cresceu 1,8% em maio e 3,5% no trimestre móvel findo em maio.

De acordo com a Senacon, o Renegocia! e o Desenrola Brasil são ações complementares. A diferença entre as duas ações é que no Renegocia! não há um valor limite para a dívida e nem restrição de renda dos consumidores que queiram negociar não só dívidas bancárias, mas também com lojas e serviços como água e luz. Ficam de fora do programa apenas as dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, que não podem ser repactuadas.

Foto: FreePikNesta terça-feira (11), foi divulgado os dados do IPCA de junho, que caiu -0,08% no sexto mês de 2023, de acordo com o esperado pelo mercado. Os números são pauta do mercado, que além de analisar a inflação do país a longo prazo, avalia as perspectivas de queda da Selic ainda em agosto.

Para Rodrigo Glatt, sócio da GTI, a queda já era esperada, mas deve manter um patamar maior do que o consenso do mercado.

Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,64%, cotado 118.505 pontos.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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