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No Brasil, o Ibovespa volta do feriado para repercutir os dados nos EUA e as falas de importantes autoridades para o mercado. O índice de referência das ADRs de companhias brasileiras em Nova York subiu 0,70% ontem.

Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2022 totalizou R$ 2,544 trilhões, sendo R$ 2,202 trilhões referentes ao Valor Adicionado (VA) a preços básicos e R$ 342,1 bilhões aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios.

Avião da Embraer (EMBR3). Foto: Reprodução, DivulgaçãoNa última segunda-feira (18), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou a aprovação de R$ 2,2 bilhões em financiamento à Embraer.

Confira a seguir o fechamento do Ibovespa e demais índicesIbovespa: 110.909,61 (+1,96%)S&P 500: 3.957,43 (-0,16%)Nasdaq: 10.983,78 (-0,59%)Dow Jones: 33.850,48 (0,00%)Dólar: R$ 5,28 (-1,46%)Euro: R$ 5,46 (-1,59%)

“Se isso for feito, eu estou otimista em relação ao crescimento do Brasil, em relação a aumento de investimentos, geração de empregos, etc”, conclui.

Presidente novo, problemas antigos.

Trump também falou sobre o aumento da entrada de imigrantes no país e a invasão da Rússia à Ucrânia, que se fosse o presidente, não teria acontecido.

Mais cedo, o Banco Central mostrou que o mercado voltou a elevar as projeções em relação à inflação deste ano, mas também aumentaram as estimativas para o crescimento econômica em 2022, conforme o último levantamento do Boletim Focus. A projeção para o IPCA foi de 5,63% para 5,82%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,62%. Além disso, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 foi para 2,77% de 2,76 da semana passada.

“Se isso for feito, eu estou otimista em relação ao crescimento do Brasil, em relação a aumento de investimentos, geração de empregos, etc”, conclui.

Ibovesta – Foto: REUTERS, Amanda PerobelliNesta segunda-feira (14), dia de pré-feriado caracterizado pela baixa liquidez, o Ibovespa conseguiu fechar o pregão em alta, alinhado ao ritmo do apetite estrangeiro. No cenário doméstico, o mercado ficou de olho na tramitação da PEC de Transição. Rumores de que o governo eleito está alinhavando proposta mais conservadora turbinam os negócios neste fim de tarde,

A alegação é de que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nesses modelos. Os supostos problemas teriam sido registrados nos arquivos “logs de urna”, que configura “verdadeiro código de identificação da urna eletrônica”.

A Inepar (INEP3; INEP4) comunicou ao mercado na quinta-feira (18) que foi decretado o encerramento da recuperação judicial da companhia e das empresas relacionadas na 1ª vara de falências e recuperações judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O primeiro proibiria a ampliação de quadro de pessoal e de reajustes reais (acima da inflação) para servidores e limitaria as despesas discricionárias (não obrigatórias) e de custeio administrativo à inflação. O segundo proibiria reajustes nominais a servidores e limitaria os gastos discricionários e de custeio administrativo ao valor nominal empenhado (autorizado) no ano anterior.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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