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Segundo o relatório de Estatísticas Fiscais do BC, em 2022, os juros nominais do setor público consolidado, apropriados pelo critério de competência, alcançaram R$ 586,4 bilhões, o que representa 5,96% do Produto Interno Bruto (PIB), ante R$ 448,4 bilhões (5,04% do PIB) em 2021. Em dezembro, os juros nominais ficaram em R$ 59 bilhões, comparativamente a R$ 54,4 bilhões em dezembro de 2021.

BancosBTG: R$ 3,5 bilhõesDeutsche Bank: R$ 5,2 bilhõesBradesco: R$ 4,8 bilhõesSantander: R$ 3,6 bilhõesBanco Votorantim: R$ 3,2 bilhõesSafra: R$ 2,5 bilhõesItaú: R$ 2,9 bilhõesBanco do Brasil: R$ 1,3 bilhãoCaixa: 501 milhõesBNDES: R$ 276 milhõesEmpresas de TecnologiaGoogle: R$ 294 milhõesApple: R$ 98 milhõesFacebook: R$ 14,8 milhõesFabricantes de chocolates:Nestlé: R$ 259 milhõesFerrero Rocher: R$ 14,8 milhõesMondelez: R$ 93 milhõesNeugebauer: R$ 15 milhõesHershey: R$ 16,7 milhõesFabricantes de televisores:Samsung: R$ 1,2 bilhãoSemp: R$ 70 milhõesFabricantes de computadores:Lenovo: R$ 31 milhõesDell: R$ 37 milhõesEditoras de livros:Companhia das Letras: R$ 7,2 milhõesIntrínseca: R$ 5,9 milhõesGráfico do mercado. Foto: Reprodução, NelógicaEsvaziado de indicadores, os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta quarta-feira (25), com os investidores repercutindo os indicadores de atividade negativos. Outro ponto de atenção do mercado norte-americano continua sendo os balanços trimestrais das companhias. Hoje, os destaques são Tesla, Boeing, e AT&T.

Ásia e EuropaAs bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta, à espera de novos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que costumam ter forte influência na trajetória dos juros norte-americanos, e repercutindo os dados de atividade no Japão e na China.

Um mundo em crises. Foto: FreePikNa 53a. edição do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, muito do que se discutiu a respeito das inúmeras crises globais que enfrentamos e que requerem múltiplas respostas para impedir que um caos ainda maior se abata sobre a humanidade.

Posto de gasolina da Petrobras em Brasília. Foto: REUTERS/Adriano MachadoApesar da entrada de capital estrangeiro na bolsa de valores brasileira, a Petrobras (PETR3; PETR4) segue gerando aversão aos investidores não só nacionais, mas internacionais também. O principal ponto de preocupação com a estatal é em relação à política de paridade de preços da petroleira, que é dolarizada e criticada pelo atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

1 – Romi (ROMI3) apresenta lucro líquido de R$ 87,6 milhões no 4T22, alta de 60,2% vs o 4T21. A Companhia também anunciou uma proposta de bonificação em ações que será de 10% e que pagará R$ 11,4 milhões em dividendos, sendo R$ 0,14 por ação.

“Uma das teses que têm ganhado força no mercado é que a Ambev fez o crédito desses impostos de maneira indevida, então a nota fiscal de entrada dela foi inflacionada justificando este preço como imposto pago e fez o crédito deste imposto na conta gráfica da empresa”, finalizou.

A ideia do Mercado Comum do Sul tem por fundamento que os países signatários, em grupo, representam um mercado mais atrativo para parcerias comerciais pelo mundo, bem como podem gerar ganhos mais expressivos ao articularem suas economias de forma complementar e passarem a negociar acordos externos em coletivamente. O pensamento é simples: juntos podem se posicionar com mais peso e com mais capacidade de negociação do que sozinhos, tendo o atrativo da grandeza de suas sociedades unidas como mercados consumidores.

O problema começa quando a sujeira fica maior do que o tapete que estava escondendo-a. No caso Maddof, não fosse a crise de 2008, talvez não saberíamos até hoje da grande fraude por trás de um dos homens mais prestigiados de Wall Street, que chegou a ser inclusive chairman da NASDAQ. Com o agravamento da crise muitos clientes queriam resgatar suas aplicações, e sem novos aportes entrando ele não teve recursos suficientes para pagar todos os seus investidores, fazendo ruir o castelo de cartas.

Nesse contexto, Prates detém mais de 25 anos de experiência na área de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais.

A proporção de endividados em 2022 cresceu mais no grupo de maior renda, mas a ICF se mantém otimista para essa faixa, com 107,7 pontos, uma variação anual de 15,1%.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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