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A petroquímica Braskem anunciou nesta terça-feira que teve lucro líquido de 3,537 bilhões de reais no terceiro trimestre, ante prejuízo de 1,41 bilhão em igual etapa de 2020.

As receitas ficaram em R$ 1,833 bilhão no 3º tri, que corresponde a um aumento de 46,7% em comparação ao trimestre encerrado em setembro de 2020. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve resultado positivo de R$ 276,3 milhões, aumento de 11,1% no trimestre entre julho e setembro de 2020.

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira o discurso feito pelo ex-juiz Sergio Moro na véspera, durante o seu ato de filiação ao Podemos, e afirmou que seu ex-ministro da Justiça “não aprendeu nada”.

A receita operacional líquida atingiu 6,635 bilhões de reais, aumento de 53,5% no mesmo comparativo.

O analista técnico da Kinvo, Beto Assad, fez projeção gráfica para o cenário de 3R Petroleum (RRRP3). Nesta quinta-feira (11), a companhia reportou um prejuízo líquido consolidado de R$ 14,1 milhões no terceiro trimestre deste ano. Esse valor é 62% menor comparado as perdas de R$ 37,5 milhões registradas no mesmo período do ano passado.

Cenário interno:

A Unipar multiplicou o lucro líquido nos primeiros nove meses do ano, para 1,3 bilhão de reais, muito acima dos 80 milhões de reais do ano passado, mas com um efeito extraordinário de 500 milhões de ganho fiscal devido a mudanças no cálculo de impostos.

A Casa Branca não quis comentar.

O dólar ampliava as perdas nesta quinta-feira, chegando a ir abaixo dos 5,40 reais nas mínimas da sessão, deixando a moeda brasileira com o melhor desempenho entre as principais divisas globais em meio a expectativas crescentes de que o Banco Central endurecerá o ritmo de seu aperto monetário.

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O governo Jair Bolsonaro havia encaminhado esse projeto ao Congresso no final de outubro para viabilizar o remanejamento dos recursos. A proposta deverá ser apreciada nesta quinta-feira em sessão do Congresso Nacional.

“Em movimento positivo, a projeção é voltar R$33,80. Já em um cenário negativo, seria continuar esse processo de correção e buscar a região de R$22,85”, avaliou.

As despesas com provisão contra devedores duvidosos (PDD) totalizaram R$ 284,5 milhões no terceiro trimestre, com aumento de 30,6% na comparação com o segundo trimestre, por conta da rolagem da carteira por níveis de rating, o crescimento das operações de crédito em atraso e o maior volume de recuperação de créditos baixados para prejuízo integralmente provisionados. Dessa forma, as provisões para devedores duvidosos somavam R$ 2,7 bilhões em setembro, 4,3% abaixo de setembro do ano passado e 0,4% acima de junho. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, as despesas com PDD caíram 10,9%.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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