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“Quando fazemos supervisão pontual, recebemos justificativa dos administradores que o erro também foi pontual. Um erro que não voltaria a acontecer. Quando a supervisão passa a ser sistêmica, observamos as recorrências. Com essa visão, conseguimos endurecer a supervisão”, afirma.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 5% este ano e desacelerar para 1,4% em 2022, projetou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira, alertando para a crise hídrica e as incertezas fiscais domésticas como riscos ao desempenho da economia.

A variante mais recente da Covid-19 poderia estender alguns dos desafios da cadeia de abastecimento e a escassez que levaram a uma inflação mais alta, e autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) precisarão levar isso em conta ao decidirem como retirar o apoio da política monetária, disse o presidente do Fed de Nova York, John Williams.

O Ibovespa em novembro comparado ao mês de outubro não foi tão ruim, avaliou Alan Ghani, durante participação ao programa BM&C Market da última quarta-feira (1º). O analista disse que os principais fatores que penalizaram a Bolsa foram os mesmo de outubro, sendo surpreendido apenas com a divulgação de uma nova variante da Covid-19, a Ômicron.

“Quando fazemos supervisão pontual, recebemos justificativa dos administradores que o erro também foi pontual. Um erro que não voltaria a acontecer. Quando a supervisão passa a ser sistêmica, observamos as recorrências. Com essa visão, conseguimos endurecer a supervisão”, afirma.

Já nas importações, houve crescimento de US$ 10,74 milhões ( 61,8%) em Agropecuária; crescimento de US$ 65,39 milhões ( 248,3%) em Indústria Extrativa e crescimento de US$ 300,07 milhões ( 43,5%) em produtos da Indústria de Transformação.

As preocupações com a nova variante da Covid-19, a ômicron, derrubaram as expectativas do Ibovespa, índice de referência da bolsa brasileira, de terminar o mês de novembro positivo. Assim como muitas outras recomendações, a carteira da Guide Investimentos também sofreu o baque. Apesar disso, manteve a maior parte das ações para o último mês de 2021, fazendo apenas duas mundanças.

Confira a entrevista com Fábio Cefaly na íntegra:

Resumos Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,55%, a 7.129 pontos.

As expectativas internacionais giravam em torno do relatório de emprego do governo norte-americano, conhecido como “payroll”, nesta sessão, uma vez que o banco central dos Estados Unidos condicionou o aperto de sua política monetária à recuperação do mercado de trabalho doméstico.

O analista ainda recordou que, grande parte do conteúdo da PEC já foi precificado. “Boa parte do conteúdo da PEC já foi precificado, e o mercado reagiu mal, o próprio Paulo Guedes reconheceu isso, dentre as soluções que existiam essa foi a saída viável, mas está longe de ser a saída perfeita”.

Ainda não se sabe muito sobre a Ômicron, que foi detectada pela primeira vez na África do Sul no dia 8 de novembro e já se disseminou em ao menos duas dúzias de países no momento em que partes da Europa estão sofrendo com uma disparada de infecções da mais conhecida variante Delta à medida que o inverno se instaura.

Washington pediu repetidamente à Opep que produzisse mais à medida que os preços da gasolina nos EUA disparavam e os índices de aprovação do presidente Joe Biden caíam.

A Braskem acrescentou que apoiará a Novonor em eventuais estudos para a potencial oferta.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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