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Mas houve uma boa justificativa para o aumento observado em agosto: o petróleo e seu impacto nos preços de gasolina e energia. Abrindo o dado, assim com esperado o índice da gasolina foi o que mais contribuiu para o aumento mensal respondendo por mais de metade do aumento. Já havia a expectativa de números que mostrassem alta frente aos dados reportados nos últimos meses por conta dos maiores preços de gasolina e seu impacto no índice cheio, reforçando a resiliência da inflação que em 12 meses encerrou em 3,7% e no seu núcleo está em 4,3%, números bem acima dos 2% de meta do FED. Para o produtor esperava-se 0,4% para o dado mensal, o qual veio em 0,7%.

No entanto, a homologação pela SENASP, além de ser muito rigorosa em seus quesitos, tornou-se fundamental na medida em que passou a ser uma exigência da Secretaria para todas as armas nacionais que concorrem às licitações feitas por órgãos brasileiros de Segurança Pública.

O PIS/Pasep e a Cofins apresentaram, no conjunto, uma arrecadação de R$ 36,53 bilhões no mês passado, representando crescimento real de 6,08%. Esse desempenho é explicado pela combinação dos seguintes fatores:dos aumentos reais de 6,60% no volume de vendas e de 3,50% no volume de serviços entre julho de 2023 e julho de 2022; e da modificação da tributação incidente sobre a gasolina e álcool. Esses fatores, no entanto, foram atenuados pela diminuição do volume arrecadado sobre as importações e pelo acréscimo de 31% no montante das compensações tributárias.

O resultado é muito parecido com o que as empresas afirmaram sobre seus resultados no mercado doméstico: 57,9% disseramque os resultados melhoraram; 22,4%, que se mantiveram estáveis; e 19,7%, que reduziram.

Durante a programação da BM&C News, Silveira comentou ainda que no lugar dos temas apresentados pelo presidente em sua fala, Lula deveria ter encarado problemas realmente relevantes, como a guerra que continua acontecendo na Ucrânia.

(11h55) – Buy or Sell: Análise de açõesEmpresa: BR Partners (BRBI11)Análise: XPRating: CompraPreço-alvo: R$ 20,00

“Essa reforma tributária, que teoricamente, tem um benefício que é a simplificação, mas ainda sim ela pode virar um mecanismo de aumentar a arrecadação do governo. Nós já vimos ai o ITCMD, Bitributação de dividendos, tributação de off-shore… ou seja, nós estamos parecendo o governo Reagan”, explica o economista.

O IRRF – Rendimentos do Trabalho registrou arrecadação de R$ 127,80 bilhões nos primeiros oito meses do ano, representando alta real de 5,56%. O resultado deve-se ao acréscimo real na arrecadação dos itens Rendimentos do Trabalho Assalariado (7,28%) e Participação nos Lucros ou Resultados (14,57%) e ao decréscimo real em Aposentadoria do Regime Geral ou do Servidor Público (queda de 6,38%).

(8h30) – Acompanhamento de mercado: EuropaOs mercados europeus operam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira (22), uma vez que a perspectiva de taxas de juro mais elevadas durante períodos mais longos emergiu de uma série de decisões dos bancos centrais esta semana. Além disso, as bolsas refletem os resultados do índice de atividade do S&P Global, que continuam abaixo de 50, o que indica retração nos setores.

Acionistas aprovam mudança de nome para Grupo Casas BahiaAlém da mudança de nome, a companhia também anunciou que a partir do dia 20 de setembro, o ticker da empresa vai passar para “BHIA3”.

(9h39) – Pedidos iniciais por seguro-desemprego sobem para 220 mil nos EUAO Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (14) que os novos pedidos de seguro-desemprego subiram para 220 mil na semana encerrada em 2 de setembro. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 226 mil novos pedidos. Na semana anterior, os pedidos somaram 228 mil, conforme dados revisados.

08h00 – Reino Unido: Decisão de Política Monetária09h30 – EUA: Pedidos Iniciais de Seguro-Desemprego11h00 – EUA: Vendas de Casas Usadas (Agosto)11h00 – Zona do Euro: Confiança do Consumidor (Setembro)21h30 – Japão: Índice de Preços ao Consumidor (Agosto)23h30 – Japão: Decisão de Política MonetáriaSexta-feira (22 de Setembro)

No projeto do Orçamento de 2024, o governo federal prevê zerar o déficit primário nas contas públicas, conforme estabelece o novo arcabouço fiscal.O ministro da Fazenda,Fernando Haddad, já manifestou que o cumprimento dessa meta é um desafio, que depende do aumento da arrecadação.

S&P 500: -0,62% | 4.310,48 pontosDow Jones: -0,42% | 33.863,99 pontosNasdaq: -0,56% | 13.196,36 pontos(10h35) – Acompanhamento de mercado: Eletrobras ELET3: +3,23% – R$ 37,03ELET6: +3,33% – R$ 40,08As ações da companhia elétrica sobem nesta terça-feira (26) e lideram as valorizações do Ibovespa. Mais cedo, a Eletrobras divulgou que a Vice-Presidente Financeira e de Relações com Investidores, Elvira Cavalcanti Presta, renunciou ao cargo. Com isso, a companhia elegeu em substituição Eduardo Haiama.

Aqui, eu digo “teoricamente” porque, em um artigo recente, compartilhei uma “conversa” que tive com o ChatGPT para saber se ele é capaz de substituir Investment Bankers. No bate-papo, mostrei que a profissão não está com os dias contados, mas a evolução da tecnologia pode trazer novidades para a carreira.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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