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Nesse sentido, o analista destacou que, desse modo, os esforços acabam sendo direcionados para as linhas de crédito mais rentáveis e mais arriscadas, por isso tem um sped maior.

Ele não deu detalhes sobre o nível de reajuste defendido ou quando as discussões, que costumam ser concluídas entre o final e o início de cada ano, serão finalizadas.

Um indicador coincidente do Bank of America para a atividade econômica brasileira voltou a cair em dezembro, registrando sinal negativo pelo quarto mês consecutivo, à medida que riscos inflacionários, políticos e fiscais, bem como gargalos na produção, continuam ameaçando as perspectivas do país.

O CPI recorde, que é igual à taxa de julho de 1991, amplia pressões para que o Banco Central Europeu (BCE) aperte sua política monetária. A meta de inflação do BCE é de 2%.

No exterior, o índice do dólar frente a uma cesta de moedas de países ricos caía 0,55% no fim da tarde, a caminho de sua maior baixa diária em seis semanas.

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Lucas Claro, analista do BTG Pactual digital, avaliou o cenário para as ações do setor de petróleo durante participação no programa BM&C News desta segunda-feira (10). “Petróleo até estava caindo nesta segunda, mas ainda tem potencial para o setor”, pontuou o especialista.

Na B3, às 14:08 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,01%, a 5,65 reais.

As vendas estimadas de smartphones foram de cerca de 67 milhões, próximo do montante de 69,3 milhões registrado no trimestre anterior, disse a Counterpoint Research, com os números sendo ajudados pela diminuição da escassez de componentes, embora os custos de marketing tenham pesado.

No cenário doméstico, o mercado aguarda os números de inflação no Brasil, que será divulgado amanhã (11), assim como os dados dos EUA, disponíveis na próxima quarta (12). Além disso, o clima que prevaleceu neste início de semana foi o de incerteza com o quadro fiscal, diante da pressão dos servidores federais por reajuste salarial, somados a problemas pontuais, como a interrupção na produção de mineradoras devido às fortes chuvas em Minas Gerais.

Ainda por aqui, Boletim Focus, do Banco Central, mostrou que a taxa básica de juros Selic passou a ser projetada em 11,75% ao final deste ano, de 11,50% antes. Para 2023, a estimativa segue em 8,0%.

“A gente estava com risco de ter uma queda, mas felizmente no final do ano a gente conseguiu agilizar o processo de importação”, disse durante participação exclusiva no programa BM&C Market.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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