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“No momento em que o investidor faz o aporte via token, o valor representa exatamente uma porcentagem do valor final do acervo de obras de arte e no momento em que essas obras forem vendidas, essa porcentagem vai ser paga o investidor”, explica Ana Maris.

Pré-salA produção total (petróleo egás natural) no pré-sal, em julho, foi de 3,359 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) e correspondeu a 74,9% da produção brasileira. Foi a maior registrada, superando a defevereiro de 2023, quando foram extraídos 3,268 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).Houve aumento de 3,5% em relação ao mês anterior e de 16,6% na comparação com o mesmo mês de 2022.

Segunda-feira (11 de Setembro)

Na visão de Osnei Gomes,headdeFunds Trust da Vórtx, o crescimento seguirá forte com o lançamento tanto de ETFs tradicionais quanto dos mais exóticos, como os ligados aos NFTs. “Assim como ocorreu lá fora, onde o patrimônio total passa dos USD 9 Tri, o mercado de ETFs no Brasil tem crescido exponencialmente, tanto em termos de quantidade como de patrimônio dos fundos.

Cotação das bolsas nos EUA:

Além disso, o livro afirmou que os contatos da maioria dos distritos indicaram que o crescimento econômico foi modesto durante julho e agosto. Alguns distritos destacaram relatórios que sugerem que os consumidores podem ter esgotado as suas poupanças e estão dependendo mais de empréstimos para apoiar as despesas.

(12h10) – Acompanhamento de mercado: Via (VIIA3) VIIA3: -4,76% – R$ 1,20

Foram produzidos 2,638 milhões de barris diários (bbl/d) de petróleo e 114,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural por meio de 142 poços.

(12h50) – Fechamento de mercado – EuropaPrincipais índices europeus fecham sessão com quedas, com investidores analisando dados econômicos relevantes e sem o mercado norte-americano aberto.

📊 Cotação das bolsas nos EUA:

O resultado nominal – formado pelo resultado primário e os gastos com juros – aumentou na comparação interanual. Em julho, o déficit nominal ficou em R$ 81,914 bilhões contra o resultado negativo de R$ 22,498 bilhões em igual mês de 2022.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também informou recentemente que nas primeiras quatro semanas do Desenrola Brasil foram beneficiados, aproximadamente, 985 clientes, renegociados 1,296 milhão de contratos, sendo R$ 8,1 bilhões negociados pela Faixa 2. Ademais, como contrapartida à participação das instituições financeiras, a federação comunicou que cerca de 5 milhões de clientes com débitos de até 100 reais nos bancos ativos do programa tiveram os seus nomes limpos do sistema.

O saldo de emprego em julho de 2023 ficou positivo em 142,7 mil postos de trabalho, decorrente de 1,883 milhão de admissões e 1,740 milhão de demissões, conforme mostram dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado do ano, o saldo continua positivo em 1,166 milhão de empregos, enquanto o saldo nos últimos 12 meses é positivo em 1,566 milhão. O salário médio de admissão no sexto mês de 2023 foi de R$ 2.032,56, um aumento real de R$ 19,33 no salário médio de admissão, ou variação em torno de +0,96%.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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