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Confira alguns destaques da bolsa nesta segunda-feira:

Afinal, o Fed ainda estará comprando mais títulos do que antes da crise nos próximos meses, e seu balanço patrimonial de US $ 8,6 trilhões continuará a crescer além de US $ 9 trilhões no início do próximo ano. Ainda não há discussões sobre quando o Fed irá realmente reduzir seus títulos de dívida, e isso provavelmente não acontecerá até que os aumentos das taxas estejam em andamento.

No mês de setembro a produção industrial no Brasil registrou queda de 0,4% em relação ao mês anterior, chegando ao quarto mês seguido de perdas.

Pelo lado da oferta, o pesquisador cita os reflexos ainda presentes da pandemia de covid-19 sobre as cadeias produtivas, com desabastecimento de insumos e encarecimento dos custos de produção.

Sede do Federal Reserve em Washington19/03/2019. REUTERS/Leah MillisEm reunião realizada pelas autoridades do Federal Reserve, ataxa de juros nos Estados Unidos foi mantida entre zero e 0,25%, apontou a ata do Fed em encontro do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, e tradução livre) em 2 e 3 de novembro, divulgada nesta quarta-feira (3).

O arcabouço do Teto de Gastos “acabou como conceito” na opinião dos analistas da Kinea e nos próximos meses teremos ideia do tamanho da conta fiscal.

A receita líquida da companhia que além do Brasil tem operações na Colômbia, Uruguai e Argentina, ficou quase estável no período, somando cerca de 12 bilhões de reais.

Foto: REUTERS/Adriano MachadoO Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC) reafirmou nesta quarta-feira, 3, por meio da ata de seu último encontro, a intenção de promover novo aumento da Selic (a taxa básica de juros) em dezembro. Após a elevação de 1,50 ponto porcentual na semana passada, para 7,75% ao ano, o BC disse hoje na ata que, para a próxima reunião, “antevê outro ajuste da mesma magnitude”.

Esplanada do Ministérios com o Congresso Nacional ao fundo, em Brasília – REUTERS/Ricardo MoraesA Frente Parlamentar do Brasil Competitivo divulgou na noite desta segunda-feira (1) nota em que se manifesta de maneira contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, estratégia do governo para viabilizar o pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil ao longo de 2022.

Na mesma linha, as vendas internacionais de petróleo atingiram 6,1 milhões de toneladas, avanço de 33% no comparativo anual, em momento de fortes preços externos do combustível fóssil.

Segundo a IHS Markit, empresa que compila os dados, o aumento foi bastante associado ao crescimento da cobertura vacinal, à redução de casos de Covid-19 e à subida do volume de novos pedidos –estes cresceram pelo sexto mês consecutivo, embora na velocidade mais lenta em quatro meses.

Além disso, o Ebitida da companhia somou R$ 692,8 milhões, crescimento de 23% em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita operacional líquida ficou em cerca de R$ 3 bilhões, 102% maior do que o registrado no mesmo período de 2020.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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