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A receita líquida no 2t23 atingiu R$ 394,4 milhões, queda de 8% no a/a, já o EBITDA Ajustado teve queda de 19,2% no a/a e ficou em R$ 117 milhões, a margem EBITDA ficou em 29,7% no 2t23, uma queda de 4,1 p.p. no a/a, vale observar também a retração de 2,7% na margem bruta quando comparamos com o 2t22.

No Brasil, a temporada de balanços continua. O mercado repercute os números do Santander (SANB11), que reportou lucro gerencial líquido de R$ 2,309 bilhões no segundo trimestre de 2023, queda de 43,5% na base anual. Após o fechamento do mercado, a Petrobras (PETR3; PETR4) divulga seu relatório de produção e vendas.

Por volta das 15h55, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,81%, cotado a 119.611 pontos.

O Banco Central (BC) comunicou que osetor público consolidadoregistrou déficit primário de R$ 48,9 bilhões em junho, ante superávit de R$14,4 bilhões no mesmo mês de 2022. Houve déficits de R$46,5 bilhões no Governo Central, de R$927 milhões nos governos regionais e de R$1,5 bilhão nas empresas estatais. Nos doze meses encerrados em junho o setor público consolidado registrou déficit de R$24,3 bilhões, equivalente a 0,24% do PIB, ante superávit de R$39,0 bilhões, 0,38% do PIB, nos doze meses acumulados até maio.

InfluênciasO resultado do IPA (-1,05%) foi o que mais pressionou para baixo o IGP-M de julho. “O IPA continua registrando deflação em seus principais grupos, movimento que permanece influenciando o resultado do IGP. No entanto, a intensidade destes movimentos está arrefecendo, pois importantes matérias-primas brutas começaram a registrar variações positivas ou menos negativas, como o minério de ferro (de -2,21% para 2,96%), os suínos (de -7,03% para 3,46%) e o milho (de -14,85% para -4,95%)”, detalha André Braz, coordenador da pesquisa.

“Petróleo a US$ 35 eu acho impossível. A gente já viu casos em que a commodity chegou a US$ 70, ou abaixo um pouquinho desse preço, e nesse patamar um monte de gente começou a comprar para estocar, fazendo com que o preço subisse novamente, então isso eu acho difícil”, explicou o especialista.

Foto: Agência PetrobrasA Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou que alcançou em junho o melhor resultado histórico mensal de intensidade de emissões de gases de efeito estufa no refino, no valor de 36,7 kgCO2eq/CWT, e o melhor patamar histórico mensal (102,5 pontos ) e acumulado de intensidade energética no refino (105 pontos).

Ela finaliza a análise afirmando que, de acordo com o gráfico, o ativo opera dentro de suas médias e diz que, quando o papel passar do patamar de R$ 69,70 ele se tornará uma boa opção de compra. “Eu acho um cenário super interessante para compra compra de curto prazo, tem espaço para performar mais uns 5% até aquele topo. Mas, se eu pudesse monitorar duas regiões em VALE3 seria o suporte dela em R$ 64 e a resistência em R$ 72”.

“Petróleo a US$ 35 eu acho impossível. A gente já viu casos em que a commodity chegou a US$ 70, ou abaixo um pouquinho desse preço, e nesse patamar um monte de gente começou a comprar para estocar, fazendo com que o preço subisse novamente, então isso eu acho difícil”, explicou o especialista.

O resultado de redução da intensidade energética alcançado até junho de 2023 representa uma redução de consumo de gás natural de 24%, quando comparado ao início do programa. Além disso, indica uma redução da emissão de gases do efeito estufa equivalente a mais de 63.000 ônibus urbanos circulando 5 dias por semana, 200 km por dia.

Nos últimos meses, já foram disponibilizados títulos com rentabilidade de 205%, 215%, 250% e que chegaram até mesmo a 384% do CDI, todos isentos de Imposto de Renda.

A mineradora registrou um Ebitda ajustado de operações continuadas de US$ 3,874 bilhões, uma retração de 26% em comparação ao mesmo período do ano passado. Quanto ao lucro líquido, o resultado foi de US$ 892 milhões no 2T23, queda de 78,2% na comparação mensal e bem abaixo das expectativas do mercado.

Ele ainda menciona que mesmo com declarações de Campos Neto, presidente do Banco Central, sobre a queda de juros no Brasil e mesmo assim as ações CASH3 não se beneficiaram, questão que preocupa o analista.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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