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Veja acarteira semanal do BB-Banco de Investimentosdesta semana:

Chvaicer disse ainda que ela é uma empresa que não é unanimidade em compra e citou que faz parte da recomendação de compra de casas de análises.

O foco do investidor está ainda nas decisões de política monetária que serão anunciadas por Banco Central Europeu (BCE), Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Banco da Inglaterra e Banco do Japão nesta semana.

O Dow Jones fechou com variação negativa de 0,06 ponto para 35.754,69 pontos, o S&P 500 recuou 0,72%, para 4.667,45 e o Nasdaq Composite teve queda de 1,71%, para 15.517,37 pontos.

Em 15 de dezembro, como já previsto, as instituições devem dar início ao processo de certificação das APIs (interfaces digitais) dos produtos e serviços cujas informações poderão ser compartilhadas.

Em relatório mensal divulgado nesta segunda-feira (13) o cartel prevê que o impacto da variante Ômicron do coronavírus no mercado petroleiro será “brando e de curta duração”, uma vez que o mundo está melhor equipado para lidar com a covid-19.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de -0,35%, cotado a 107.383,32 pontos.

O destaque principal foi o avanço da soja em grão, com volume 80,2% superior no ano a ano, alcançando 2,6 milhões de toneladas, segundo analistas da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do ministério.

A moeda norte-americana à vista subiu 0,69%, a 5,61 reais na venda. Na B3, às 17:03 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,72%, a 5,63 reais.

As expectativas de inflação de curto prazo dos consumidores dos Estados Unidos aumentaram em novembro, enquanto as de receitas futuras caíram, sugerindo que eles antecipam aumentos de preços superiores aos ganhos salariais a uma taxa ainda mais rápida no curto prazo, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Federal Reserve de Nova York.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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