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O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 2,0 pontos este mês, a 100,1 pontos, seu menor nível desde agosto do ano passado (98,7), mostraram dados divulgados nesta segunda-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

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Ambas as leituras vieram acima dos resultados preliminares divulgados pelo INE no fim de outubro.

O petróleo bruto dos EUA (WTI) recuava 0,22%, para US$ 73,63 o barril às 11h10 (horário de Brasília). O mercado dos EUA ficou fechado na sexta-feira devido ao feriado. A referência global Brent subia 0,87%, para US$ 76,80 por barril.

 Às 16h44 , o principal índice da B3 registrava queda de 0,27% aos 104.960 pontos. A última sessão antes do feriado de Natal registra baixo volume de negócios.

E a instabilidade que marcou 2021 pelos indicativos recentes deve seguir em 2022. Além da virada na política monetária global, o mercado vai ter de lidar ainda com os ânimos pré-eleição no Brasil.

“Esse processo inflacionário tão grande que a gente está vivendo corrói a renda da população”, afirmou Araujo. “Então, o poder de compra da população foi muito consumido com essa alta da inflação, e isso está batendo nos dados de varejo, nos dados de serviço, nos dados de confiança. Foi uma sequência de dados mostrando que a economia está enfraquecendo.”

Mas o que levou a essa queda tão acentuada nas varejistas? Uma das explicações está na pandemia de Covid-19. “Essa questão da pandemia, que ainda não foi resolvida completamente, a despeito do avanço da vacinação, traz muita incerteza”, disse Alan Ghani, economista-chefe da SaraInvest.

Até o dia 30 de dezembro acontecem as etapas de aporte de garantias e assinatura dos contratos.

Mas as pressões sobre os preços continuaram aumentando, com uma medida da inflação subjacente registrando seu maior aumento anual desde a década de 1980 em novembro. Os dados desta quinta-feira surgem em um momento em que o país luta contra o ressurgimento das infecções por Covid-19, impulsionadas pela variante Delta e pela altamente transmissível Ômicron, que podem prejudicar o crescimento econômico no primeiro trimestre.

Ele destacou que este tipo de atitude deve ser evitada, já que o fundo imobiliário é um ativo de “longuíssimo prazo”. “Este fundo não é uma aventura em que você compra uma cota por R$ 100 e ela ‘se transforma’ em R$ 1.000”. Isso não vai acontecer”, explica, enfatizando que o retorno acontece aos poucos ao longo do tempo.

E o valor médio gasto pelos brasileiros para pagar o serviço de dívidas foi de 26,2%, elevação de 0,5 ponto no mês e de 1,7 ponto no ano. Os dois indicadores são os mais altos da série histórica iniciada em 2005.

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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