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A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, passou de dizer em meados de novembro que “a melhor política é reconhecer a necessidade de esperar”, para observar na semana passada que a redução das compras de ativos é “certamente algo que eu anteciparia que poderíamos ver”, bem como aumentando as taxas mais cedo do que o consenso do Fed indicou em setembro.

O IBGE divulga na sexta-feira o IPCA –índice referência para o regime de metas de inflação– de novembro. O IPCA-15, considerado uma prévia, teve em novembro a maior alta para o mês em quase duas décadas.

Segundo Ghani, o mais interessante é optar por títulos de prazo mais curto neste momento. “Comprar prefixados com vencimento muito longo é complicado agora, pois ainda há muita incerteza em relação ao cenário inflacionário. A não ser o investidor que queira tomar mais risco”, afirma.

As ações europeias fecharam em queda nesta quinta-feira (9), pressionadas por preocupações relacionadas à Covid-19, com os papéis de tecnologia estendendo suas perdas, enquanto a baixa dos preços do petróleo pesou sobre as empresas de energia.

A última vez que a poupança rendeu 0,5% ao mês mais a TR foi em setembro de 2017, quando a Selic estava em 9,25% ao ano. Naquele mês, o Copom decidiu reduzir a taxa em 1 ponto percentual, mudando o retorno da caderneta para 70% da taxa básica de juros.

As ações chinesas subiram nesta quinta-feira, após a desaceleração da inflação ao produtor reforçar perspectiva de mais estímulos monetários para impulsionar o crescimento econômico.

O Ibovespa fechou em queda de -1,67%, cotado a106.291,24pontos, depois de sustentar cinco pregões em alta. O principal índice da bolsa brasileira seguiu o mau humor das bolsas dos Estados Unidos e da Europa.

Senadores apontaram nesta quarta-feira, durante sessão do Congresso convocada para a promulgação da PEC dos Precatórios, que houve quebra de acordo na escolha dos trechos da proposta a serem publicados de maneira fatiada.

Apesar da redução de expectativas, o IPO é visto como prova de que o Nubank pode, sim, incomodar os “bancões”.

O tribunal afirmou que a carta com oferta do posto para Orcel foi um contrato vinculante e que o Santander tem que compensá-lo pela desistência. “O contrato foi unilateralmente e arbitrariamente rescindido pelo Santander”, afirmou o tribunal na decisão que pode ser alvo de recurso.

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A companhia, controladora de JSL, Movida e Vamos, vai usar a maior parte dos recursos para expandir sua frota de veículos leves e pesados.

Em setembro deste ano, a companhia divulgou sua primeira cervejaria e maltaria carbono neutro no Brasil. A empresa reduziu 90% das emissões de CO2 das unidades e passou a compensar os 10% remanescentes. Na época, o plano era de que, até o fim de 2021, mais quatro fábricas (Cuiabá, Macacu, Manaus e Maranhão) alcançassem o patamar de neutralidade de emissões – ou 18% da operação da Ambev, que tem 33 unidades.

A EDP Brasil é uma holding com investimentos em geração, distribuição, comercialização, transmissão e serviços de energia elétrica. Ela controla usinas hidroelétricas e termelétricas em seis estados e duas distribuidoras, uma em São Paulo e outra no Espírito Santo.A empresa também negocia contratos de compra e venda de energia com clientes em todo o Brasil e tem oito projetos para quase 2 mil quilômetros de linhas de transmissão.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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