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“Wall Street está completamente obcecada com o que está acontecendo no mercado de títulos. Estamos começando a ver os rendimentos subindo e isso, em última análise, sinalizará que há muito mais nervosismo com a possibilidade de o Fed estar atrasado no jogo de entregar um aumento da taxa, sendo forçado a reagir muito mais rápido, dadas as pressões inflacionárias “, disse Ed Moya, analista de mercado sênior da OANDA.

De acordo com a empresa, “a potencial reorganização societária seria uma nova etapa do planejamento estratégico do Grupo para continuar a acessar os mercados e investidores globais, enquanto permanecemos comprometidos com os mercados em que operamos por meio de nossas Unidades de Negócios e Afiliadas”. A companhia continuaria listada na bolsa de valores brasileira, mas por meio de BDRs.

“A redução do gasto com serviço da dívida é mais uma demonstração do processo de reequilíbrio financeiro atingido pela Petrobras. Tratam-se de juros e encargos referentes aos empréstimos que a companhia contraiu, valores que eram revertidos para credores”, disse o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Rodrigo Araujo.

Outros setores de destaque foram Telecomunicações, com 60%; Alimentos, com 47%; e Energia Elétrica, com 35%.

Às 11h56, no horário de Brasília, o Dow Jones Industrial Average subia 0,26%, em 36.194,89 pontos, e o S&P 500 avançava 0,27%, em 4.695,65 pontos. O Nasdaq Composite tinha alta de 0,30%, para 15.908,20 pontos.

A Sabesp reportou lucro de R$ 468,6 milhões no terceiro trimestre, 11,1% a mais do que os ganhos apurados um ano antes. Na mesma base de comparação, a receita líquida teve alta de 16,1%, chegando a R$ 5,15 bilhões nos três meses. Já a geração de caixa medida pelo Ebitda ficou em R$ 1,79 bilhão em valores ajustados, 18,2% acima de igual período de 2020.

Martins, da MCM, espera um déficit primário de R$ 91,4 bilhões do governo central, no fim de 2021, compensado pelo resultado positivo de R$ 108,2 bilhões dos governos regionais e de R$ 5,9 bilhões das empresas estatais, à exceção de Petrobras e Eletrobras. “Pelo lado do governo central, pesarão os dividendos da Petrobras, em R$ 12,2 bilhões, a serem recebidos em dezembro”, diz o economista da MCM, acrescentando que provavelmente não daria tempo para o presidente Jair Bolsonaro usar o valor para abater no preço dos combustíveis, como tem sugerido.

De acordo com a empresa, o resultado foi influenciado pelo maior lucro bruto no período em decorrência dos maiores volumes vendidos e maiores margens de comercialização. Além disso, a Vibra reconheceu neste trimestre resultado positivo de R$ 162 milhões referente ao IRPJ/CSLL recolhidos desde 2016 sobre atualizações monetárias de indébitos tributários judiciais e administrativos.

Na noite deste domingo (14), já manhã de segunda-feira (15) na Ásia, o Japão divulga o PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre. No mesmo dia, a China divulga dados sobre a produção industrial, vendas no varejo e taxa de desemprego.

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O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na semana passada que Washington e seus aliados tomariam “ações” não especificadas se a China usasse a força para alterar o status quo de Taiwan, turvando ainda mais a política norte-americana de longa data de “ambiguidade estratégica” quanto a se os Estados Unidos responderiam militarmente.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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