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Confira o ranking de maiores salários de empresas públicas federais:

Presidente da república, Lula. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom, Agência BrasilNa noite desta quarta-feira (29), um grupo de 30 deputados federais da oposição do presidente, apresentou um pedido de impeachment contra o presidente Lula.

Nesse sentido, o contrato tem prazo final de 12 anos e US$ 980 milhões serão concedidos pelo Japan Bank for International Cooperation. Por outro lado, o restante virá de um sindicato de bancos formados pelo BNP Paribas, Citibank, Crédit Agricole, JP Morgan e Sumitomo Mitsui, assegurado pela Nippon Export and Investment Insurance. Cuja cobertura será de 97,5% de risco de crédito e 100% de risco político.

A receita líquida, por sua vez. ficou em R$ 1,307 bilhão entre os meses de outubro de dezembro de 2022, uma alta de 67,1% na comparação anual. Em todo ano passado, o faturamento alcançou R$ 4,242 bilhões, com crescimento de 93,1%.

IndicadoresNos EUA, o Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE) cresceu 0,3% em fevereiro na comparação mensal, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Comércio. Em janeiro,a variação foi de 0,6%. Com isso, a variação anual do PCE ficou em 5,0%. O núcleo do PCE, que exclui energia e alimentos, apresentou uma alta de 0,3% em fevereiro em relação ao mês anterior, ficando abaixo das estimativas dos investidores. Assim, o índice atingiu 4,6% na comparação anual.

Ambipar (AMBP3) – A empresa reportou Ebitda de R$ 349,8 milhões no periodo, crescimento de 88,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. No ano, o Ebitda atingiu R$ 1,046 bilhão, uma alta de 102,5% em relação a 2021. Nesse sentido, os ganhos elevaram as margens para 29,4% e 27,6% no 4T22 e em 2022, respectivamente. O lucro líquido da Ambipar foi de R$ 22,7 milhões no quarto trimestre de 2022, o que representou uma queda de 56,7% na comparação anual, de R$ 52,4 milhões no 4T21. No ano passado, o lucro foi de R$ 108,7 milhões, ante ganho de R$ 169,1 milhões no ano anterior.

Ilustração de investimentos. Foto: ReproduçãoNo Brasil, a subida de juros afetou vários setores, principalmente o setor de varejo. Dado que várias varejistas entraram com pedido de recuperação judicial por conta de dívidas muito altas. A maioria dessas empresas que entram com o pedido, detém dívidas com credores que são bancos.  A economista e diretora de RI da ESH Capital, Ariane Benedito, avaliou o cenário do setor bancário. 

Ter a ciência disso é deveras importante para entender que nem sempre você precisa alterar significativamente sua carteira. Talvez seja mais efetivo você aprender a conviver com esses eventos.

Os mercados globais estão absorvendo o impacto do corte na produção de mais de 1 milhão de barris por dia de petróleo, feito pela Opep+. O fato levantou temores de que a inflação volte a avançar e de uma potencial recessão.

Outro destaque do BC é que o Brasil registrou déficit em transações correntes de US$ 2,8 bilhões em fevereiro, retração de US$1,3 bilhão ante o déficit de US$4,2 bilhões em fevereiro de 2022. Na comparação interanual, o saldo comercial diminuiu US$1,0 bilhão; o déficit em serviços recuou US$772 milhões; e o déficit em renda primária reduziu US$1,7 bilhão. O déficit em transações correntes nos doze meses encerrados em fevereiro de 2023 somou US$54,4 bilhões (2,78% do PIB), ante US$55,8 bilhões (2,86% do PIB) no mês anterior e US$46,8 bilhões (2,81% do PIB) em fevereiro de 2022.

Na agenda de indicadores locais, os investidores contam com a taxa de desemprego de fevereiro da Pnad Contínua. O mercado está com estimativa de atingir 8,8%, o que representaria um aumento em relação aos 8,4% do mês anterior.

Foto: Reuters/Brendan McDermidOs índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta segunda-feira (27), com os investidores acompanhando a crise bancária global, após o Deutsche Bank surgir como uma nova vítima. Para minimizar riscos, as autoridades reiteraram o fornecimento de liquidez para os bancos.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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