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O núcleo do PCE, que exclui energia e alimentos, apresentou uma alta de 0,3% em dezembro em relação ao mês anterior, exatamente dentro das estimativas dos investidores. Assim, o índice atingiu 4,4% na comparação anual.

O Mercosul, tampouco, oferecerá possibilidades exponenciais de crescimento econômico. O discurso de aproximação política tão característico da agenda esquerdista latino-americana não ecoa, de modo efetivo, na parte econômica. No passado, ao admitir a Venezuela ao bloco, por exemplo, viu-se que para o atual presidente o argumento político prevalece sobre a racionalidade econômica. É por essa razão que o Mercosul – que é precário na parte institucional – não tem evoluído como se esperava inicialmente.

O atual governo brasileiro não apresenta entusiasmo com esta iniciativa, uma vez que ela pode atrapalhar seus planos de liderança regional e o sonho de uma integração ideológica na América Latina com o retorno de organizações como a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), que nunca apresentou resultados práticos para os países integrantes. Além disso o governo brasileiro pretende colocar o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) como protagonista regional para fornecer empréstimos e consolidar a liderança regional que existe apenas na cabeça do Presidente e de seu assessor especial Celso Amorim, pois ainda acham que estão vivendo no mundo de seu primeiro mandato.

Por que as democracias falham? Foto: FreePikO conceito de democracia tem variado muito desde o seu nascimento na Grécia Antiga. Nunca foi um regime perfeito, embora os seus aspectos positivos tenham sido muito superiores aos negativos, razão por que a maioria da população mundial vê na democracia um ideal para governança de um país. A participação do cidadão na vida e nas decisões de uma nação constitui um elemento essencial para assegurar legitimidade daqueles que governam e representar, no âmbito coletivo, o desejo de uma maioria quanto aos rumos que se pretendem adotar.

“Falando um pouco do cenário de curto prazo, que na nossa visão ele (preço da celulose fibra curta) se mantém, dado todo um contexto de estabilidade de preços e de demanda para os contratos regulares, acho que um pouco da percepção de um eventual arrefecimento de demanda por parte de alguns está muito vinculado com as questões de melhoria no cenário logístico, que acabou por diminuir um pouco os gargalos e os atrasos, porém, vale frisar que não foram 100% resolvidos ainda.”

A Loggi informou em nota que, “a ação faz parte de um conjunto de medidas tomadas para o aumento da eficiência operacional e resulta da avaliação criteriosa das prioridades para garantir foco em iniciativas estratégicas e a sustentabilidade do negócio”.

Americanas (AMER3). Foto: Reprodução, DivulgaçãoNesta quarta-feira (1), a Americanas informou ao mercado que está avaliando a possibilidade de pedir autorização à Justiça para buscar financiamento debtor-in-possession (DIP) de pelo menos R$ 1 bilhão.

Então volto à minha pergunta inicial, como é que ninguém viu isso antes? Acredito que muitos de fato não viram, mas certamente alguns desconfiaram. No entanto, as pessoas tendem a ser mais tolerantes quando estão ganhando dinheiro.

Análise completa da USIM3Supermercado no Rio de Janeiro(Foto: REUTERS, Sergio Moraes)A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 91,2 pontos em janeiro, uma alta de 1,3% na comparação com o mês anterior e o maior nível desde abril de 2020, logo após o início da pandemia de covid-19. Os dados foram divulgados hoje (31) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Se olharmos pelo lado dos argumentos do governo, que parte da afirmação que devido ao alto volume de comércio com a Argentina nos beneficiaríamos de uma moeda única. De imediato, podemos refutar essa lógica uma vez que o total de trocas comerciais com a Argentina não chega a 5% das exportações Brasileiras, e o Mercosul em sua totalidade não chega a 6%.

Atualmente, a Argentina está entre os países com maior inflação no mundo com cerca de 100% em um ano, e essa situação seria exportada para o Brasil que teria que aumentar muito mais uma taxa Selic que já é a mais alta do mundo, e isso empurraria a região, Brasil e Argentina, para uma recessão brutal com desemprego em dois dígitos e uma paralização da produção industrial. Seria isso que ambicionamos para o Brasil?

Em suma, a oferta envolveria 400 milhões de reais, com vencimento em cinco anos, com os recursos sendo destinados para “consolidação de caixa e capital de giro e investimentos em bens de capital”. A operação carregaria juros remuneratórios de CDI + 1,55% ao ano.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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