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As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, 29, na expectativa para a retomada de negociações de paz presenciais entre Rússia e Ucrânia. Na China, porém, os negócios foram pressionados pela nova onda de covid-19 que levou a um lockdown temporário em Xangai.

O Ibovespa fechou em alta, nesta terça-feira (29), após indicativos de avanço nas negociações relacionadas à guerra entre Rússia e Ucrânia. Nos destaques positivos, estão as ações da Petrobras.

O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 1,07%, a 120.014 pontos.

A fabricante do iPhone vem tomando medidas para reduzir o uso do metal com carbono, que emite gases de efeito estufa diretos do processo de fundição e gerou divergências com consumidores, ativistas e investidores relacionadas ao alto impacto ambiental.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, confirmou, na última quinta-feira (24), o envio de mais equipamentos militares da Organização para a Ucrânia, incluindo drones, sistemas de defesa aéreo e antitanque.

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“Desde o comunicado anterior do Copom, nós tivemos a eclosão de uma guerra e não tivemos nenhum indicador macroeconômico divulgado”, avalia a economista-chefe da CM Capital.

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Por fim, Ghanni pontuou que os principais problemas que a guerra traz para o Ocidente é inflação e desemprego.

No cenário doméstico, a agenda econômica tem como destaque o Boletim Focus, que é divulgado tradicionalmente toda segunda-feira pelo Banco Central, mostrando as expectativas de economistas em relação a uma série de importantes indicadores.

Além disso, Caio destacou que é importante o conhecimento sobre como a economia pode ter reflexos sobre os investimentos e as tomadas de decisões.

Às 12h55, o Ibovespa tinha baixa de 0,03%, a 119.021 pontos. 

Para atuar no mercado financeiro é necessário algumas certificações, como CNPI (Certificado Nacional de Profissional de Investimento), CFP (Certified Financial Planner) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA).

Goulart acrescentou que o limite da curva de juros está para agosto em 13,14% de estimativa do CDI e que algumas companhias se beneficiaram do cenário: “Isso ajudou a B3 e ajudou outras empresas que tem dívidas, como a Cogna”, destacou.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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