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Pagamento de Juros Sobre Capital Próprio (JCP)

Segundo fontes ouvidas pelo jornal, as conversas ainda são preliminares e podem não avançar.

O governo pretende colocar em votação mais uma vez, nesta quarta-feira (3), a PEC dos Precatórios. Entretanto, os líderes da base não estão certos em relação ao cenário, devido a possível falta de de quórum e votos necessários para aprovar a matéria.

Na visão do especialista em renda variável da RJ Investimentos, Gabriel Mota, o cliente vai conseguir buscar boas oportunidades se tiver estratégia de longo prazo, diante da volatilidade do mercado. “O investidor que vai entrar tanto lá fora, seja via BDR, seja diretamente em uma corretora lá fora ou aqui dentro, sendo que aqui tem que ter mais paciência do que lá fora, é necessário que o investidor tenha essa cabeça de longo prazo”, analisou.

Segundo a economista, muitas das grandes economias globais, que estão sofrendo com a alta dos preços de commodities como petróleo e gás natural, já tinham matrizes energéticas pesadas em fontes de energia mais caras, enquanto o Brasil vive um choque devido à grande dependência das hidrelétricas.

De acordo com a pesquisa, o receio é que as elevadas pressões de preços e o consequente declínio no poder de compra possam limitar a demanda e a produção no próximo ano. Esses fatores já haviam pesado sobre os negócios no setor manufatureiro, cujo crescimento em outubro foi o mais lento em 16 meses.

Eles destacaram que, no Brasil, a inflação e a conjuntura política lembram temas do passado: subida de alimentos, da gasolina, do botijão de gás e aperto do orçamento das famílias.

Pelas regras do Cade, a análise de uma fusão ou aquisição começa pela Superintendência-Geral, que pode aprovar casos em que considere não haver riscos à concorrência. Quando há concentração elevada, como neste caso, a área técnica envia o processo para o tribunal com recomendações, que não necessariamente precisam ser seguidas pelo tribunal.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que vai avaliar, em reunião com os líderes da Casa, se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios será votada nesta quinta-feira, 4, ou na terça-feira, 9.

O índice S&P 500 avançou em território positivo e terminou com alta sólida depois do anúncio do banco central dos EUA. Os investidores anteciparam amplamente a decisão de corte de estímulos, em meio à recuperação da pandemia do coronavírus.

Por se tratarem de casos atípicos, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) concluiu ainda em setembro que não havia risco para o rebanho brasileiro, mesmo assim os chineses mantêm a suspensão à carne bovina do Brasil.

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Segundo Erich Decat, analista político, com a PEC, a grande mudança é no limite de gastos, e a desvalorização de um limite determinado de gastos. “O que acontece, a gente está mudando a regra do teto de gastos, abriu-se um precedente. Essa é uma âncora da agenda fiscal do Paulo Guedes. Ou seja, amanhã, quando o governo precisar de mais recursos, vai ser então alterado novamente esse teto de gastos. Portanto, abrindo esse precedente, esse teto de gastos não vale mais e pode ser alterado várias vezes, então é esse o grande ponto”.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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