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“Talvez o valor mais baixo atraia algumas pessoas, mas requer um cuidado dobrado. Tendência de baixa é perigoso, não compre um ativo em tendência de baixa, a não ser que conheça os fundamentos”, pontuou.

O índice de difusão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mostra o porcentual de itens com aumentos de preços, passou de 67% em outubro para 63% em novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), a vinculação –estabelecida no artigo 4º da proposta do Senado– foi colocada como condição para que o fatiamento da PEC fosse aceito pelos senadores.

As gigantes petrolíferas europeias BP Royal Dutch Shell e TotalEnergies caíram entre 0,6% e 1,5%.

Alexandre Almeida, economista da CM Capital, disse à Reuters que o “fatiamento trouxe um pouco de alívio; mostra que a tramitação no Congresso está andando e gera um pouco de calmaria” depois de um longo período de incertezas sobre como o governo federal faria para financiar seu programa de auxílio financeiro à população.

Além disso, o mercado também acompanhou o discurso Isabel Schnabel, do conselho do Banco Central Europeu (BCE), que falou sobre a política monetária e as preocupações com a inflação na zona do euro. Com isso, o índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne empresas de 17 países da Europa, fechou em queda de 0,59%, a 477,36 pontos.

O nome de Sandoval já teria sido encaminhado à Casa Civil e, para assumir o cargo em 2022, ele teria que ser sabatinado no Congresso.

A marca de referência global Brent se recuperou cerca de 10% desde 1º de dezembro na expectativa de que a Ômicron terá apenas um impacto limitado na demanda de petróleo, após uma queda de 16% desde 25 de novembro. Os primeiros estudos sugerem que duas doses da Pfizer-BioNTech podem proteger apenas parcialmente contra a variante, mas uma terceira dose pode melhorar essa proteção.

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Senadores apontaram nesta quarta-feira, durante sessão do Congresso convocada para a promulgação da PEC dos Precatórios, que houve quebra de acordo na escolha dos trechos da proposta a serem publicados de maneira fatiada.

Soma-se a isso uma sessão de mais cautela no exterior, com abertura em queda dos principais índices nos Estados Unidos, assim como bolsas, em geral, na Europa.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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