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Ásia e EuropaOs mercados acionários da Ásia tiveram pregão negativo nesta segunda, junto com as bolsas na Europa. Havia expectativa por decisões de política monetária nesta semana, sobretudo do Federal Reserve (Fed), que deve elevar mais os juros para conter a inflação, e na China papéis do setor imobiliário voltaram a ficar sob pressão.

Segundo ela, os títulos IPCA+ (papéis que pagam a inflação mais uma taxa prefixada) também pode ser escolhidos para a proteção contra a inflação, que deve continuar acima da meta do Banco Central. “Para que essa proteção se concretize, lembre –se de que você precisa manter o ativo até o vencimento. Gostamos de ativos de prazo médio em torno de 5 anos”, destaca a especialista.

Nesse contexto, com o projeto oficialmente aprovado falta definir quem será o regulador das criptomoedas no Brasil, posição que deve ser ocupada pelo Banco Central.

Posicionada em profundidade de água de 2010 metros, a P-71 será a única a produzir no campo de Itapu, operado integralmente pela Petrobras nos regimes de Cessão Onerosa e Partilha de Produção. A previsão da companhia é de que a unidade alcance sua capacidade máxima de produção em 2023.

Na agenda econômica, as principais divulgações serão o IGP-10, com previsão de alta de 0,60% em dezembro, e o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), com posterior coletiva do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen.

Navio-plataforma P71, da Petrobras, tem capacidade para processar, diariamente, até 150 mil barris de petróleo – Foto: Felipe Gaspar/Divulgação PetrobrasA Petrobras (PETR3; PETR4) informou ao mercado nesta quarta-feira (21) que colocou em operação o navio-plataforma P71, instalado no campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos. De acordo com o comunicado, o início da produção foi antecipado, uma vez que a previsão original era para 2023.

Pela manhã, o Banco Central manteve o tom de cautela sobre os juros e adicionou a preocupação com a questão fiscal. A ata da Copom (Comitê de Política Monetária) mostrou que o possível impacto nas contas públicas deve ser analisado com “serenidade”.

Em resumo, dos nove grupos de produtos e serviços que integram a inflação, sete deles registraram alta no mês de novembro. Os vilões que se destacaram, com as maiores altas, foram o setor de transportes, com 0,83% e 0,17 p.p., e o setor de alimentação e bebidas com 0,53% e 0,12 p.p. Somando os dois grupos, eles representam cerca de 71% do IPCA de novembro.

“O texto legislativo em vigor estabelece meios para que a seleção de candidatos à administração das estatais seja guiada por profissionalismo, qualificação técnica, ética e atendimento aos objetivos dessas empresas, fortalecendo a sua integridade, governança, gestão e eficiência”, diz a nota.

O Copom, por sua vez, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano e mostrou que está preocupado em relação ao arcabouço fiscal. “A conjuntura, particularmente incerta no âmbito fiscal, requer serenidade na avaliação dos riscos”, mostrou o comunicado do Copom. O trecho traz uma clara mensagem do receio que a PEC da Transição, com a utilização de recursos fora do teto de gastos, poderá causar na economia e no humor do mercado.

No Brasil, os especialistas divergem sobre o impacto das decisões da autoridade monetária americana.

Foto: Reuters, Cris Faga, ZUMA Wire, Alamy Live NewsO Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, dia em que a PEC da Transição deve ser votada na CCJ do Senado. O primeiro dia da reunião do Copom também fica no foco do mercado, com a expectativa de que a Selic permaneça estável. No exterior, o banco central americano é o centro das atenções, enquanto o mercado faz projeções para a reunião da semana que vem

4h – Reino Unido: PIB (Outubro)4h – Reino Unido: Produção Industrial (Outubro)4h – Reino Unido: Balança Comercial (Outubro)8h25 – Brasil: Boletim Focus15h – Brasil: Balança Comercial16h – EUA: Balanço Orçamentário Federal (Novembro)

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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