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Foto: FreePikO desempenho do agronegócio fez a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevar a projeção de crescimento da economia neste ano. Segundo o Informe Conjuntural do 2º Trimestre, divulgado nesta quinta-feira (12) pela entidade, a estimativa passou de 1,2% em abril para 2,1% em julho.

Os países como a Finlândia e França também já têm leis parecidas.

Os efeitos práticos dessa medida seriam, primeiramente, uma corrida por liquidez e, posteriormente, para ativos que se caracterizam como reserva de valor.

É possível que ocorra um fatiamento da PEC, com a parte de consenso entre Câmara e Senado sendo promulgada e deixar partes divergentes para depois.

As simulações revelam que as mudanças na estrutura tributária geram crescimento econômico. “As propostas de reforma promovem mudança estrutural em favor de setores com cadeia produtiva mais longa, com maior efeito multiplicador e, consequentemente, com maior produtividade. Assim, além de promover crescimento econômico, a reforma alinha a economia brasileira para crescer ainda mais”, disse o pesquisador, em nota.

O presidente da Boat Show lembra como somente a indústria náutica de luxo é responsável por 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. “Mas em Itajaí também são produzidos navios de outros tipos, como comerciais ou até militares”, salienta.

Na China, o Produto Interno Bruto cresceu 6,3% no segundo trimestre de 2023 em relação ao ano anterior, abaixo das expectativas de 7,3% do mercado para o período. Além disso, as vendas no varejo subiram 3,1% em junho na comparação anual (ante estimativa de 3,2%), enquanto a produção industrial teve alta de 4,4% (frente ao consenso de 2,7%).

A carteira recomendada da ModalMais liderou o ranking de melhor desempenho, apresentando variação de +16,54% nos seis primeiros meses do ano. Logo atrás, vem as recomendações da carteira Itaú Top 5, de +16,16%, de acordo com o levantamento.

Cenário corporativoItaúsa (ITSA4) – A holding informou, via fato relevante, que rescindiu, de comum acordo com os demais signatários, o acordo de acionistas da XP (XPBR31). A companhia afirmou que os membros indicados pela Itaúsa para o conselho de administração e para o comitê de auditoria da XP “renunciarão aos seus cargos oportunamente”. “A Itaúsa deixará de registrar contabilmente o investimento na XP pelo método de equivalência patrimonial, passando a tratá-lo como ativo financeiro mensurado a valor justo”, mostrou o comunicado. Com isso, a mudança impactará positivamente o resultado da Itaúsa no terceiro trimestre de 2023 em, aproximadamente, R$ 860 milhões.

Para o gestor da ASA Investments, Marcelo Nantes, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi positivo, mas impulsionado pelo agronegócio, que tem poucas empresas do setor listadas. Com isso, ele acredita que a taxa de juros será o grande motivo que pesará nos resultados.

“A VALE3 é uma das ações que mais tem sofrido no curto/médio prazo, que tem apresentado uma queda muito acentuada, mas fechou acima da média de 21, como não fazia desde o dia 19 de junho, o que pode representar um fundo duplo, o que pode ser o final das queda de Vale”, disse o analista.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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