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Na quarta-feira (5), o Federal Reserve divulgará a ata da última reunião de política monetária, que ocorreu entre os dias 13 e 14 de junho e optou pela manutenção da taxa de juros em 5,00% e 5,25%. O mercado espera por mais pistas de como os membros do BC norte-americano estão vendo a situação econômica atual, apesar de o presidente do Fed, Jerome Powell, já ter destacado a possibilidade de aumento em outras oportunidades.

Dos oito grupos de despesa, dois apresentaram deflação e contribuíram para a taxa negativa do IPC-S, alimentação (0,36%) e transportes (1,14%).

Em muitas ocasiões, este cenário faz com que o trader entre em operações imprudentes tentando ter algum tipo de retorno a todo custo. O pior é que muitas vezes o retorno não vem e ele acaba amargando um prejuízo.

O Índice de Gerente de Compras (PMI) de serviços dos Estados Unidos, medido pelo Institute for Supply Management (ISM), subiu para 53,9% em junho, ante 50,3% registrado em maio. As projeções do mercado apontavam para 51,0%.

IndicadoresNoBrasil, aprodução industrialaumentou em maio na comparação com abril, segundo dados daConfederação Nacional da Indústria (CNI). A alta em maio de 2023, contudo, foi mais branda que a do mesmo mês dos dois anos anteriores e sucede vários meses de resultados negativos. No mesmo sentido, a utilização da capacidade instalada aumentou dois pontos percentuais, para 69%, percentual que também é menor que o dos dois últimos anos.

A agenda por aqui ainda conta com dados de trabalho do novo Caged e o resultado primário do Governo Central, que será divulgado pelo Tesouro Nacional.

“Os participantes também reconheceram a incerteza sobre as defasagens com que a política monetária afeta a economia e discutiram até que ponto os efeitos totais do aperto monetário na economia foram percebidos“, destacou a ata, que comentou sobre a persistência do núcleo da inflação norte-americana. “Embora a inflação total tenha moderado ao longo do ano passado, o núcleo da inflação não mostrou uma redução sustentada desde o início do ano.”

Comunicação eficaz: Busque oportunidades para se expressar de forma clara e concisa, tanto verbalmente quanto por escrito. Ouça ativamente os outros, faça perguntas relevantes e adapte sua comunicação ao público-alvo.

– Varejo

Naquele ano, o MPL-SP (Movimento Passe-Livre SP), reivindicava a diminuição da tarifa do transporte público. Desde 2006, o MPL-SP mobiliza-se para barrar aumentos no preço das tarifas, entretanto, só em 2013 que o movimento logrou êxito. Tal ação teve um efeito ‘jurisprudencial’, pois interveio na tomada de decisão dos órgãos públicos de várias regiões do Brasil, não só em São Paulo.

Agenda econômica8h –Reino Unido: Decisão de Política Monetária9h30 – EUA: Pedidos de Seguro-Desemprego10h30 – Brasil: Arrecadação Federal (Maio)11h – EUA: Vendas de Moradias Usadas (Maio)11h – EUA: Presidente do Fed, Jerome Powell testemunha no Senado11h – Zona do Euro: Confiança do Consumidor – Preliminar (Junho)11h30 –EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE21h30 –Japão: PMI Industrial e de Serviços (Junho)

1 – ImprudênciaEsse erro acontece com frequência quando o mercado está lateralizado, com pouca oscilação de preço dos ativos. Neste caso, costumamos ficar ociosos na frente da tela, sem muitas chances reais de fazer boas operações.

Visão geral da sede do Banco Central em BrasíliaO Banco Central alertou sobre as consequências em realizar um corte prematura na taxa básica de juros, podendo acarretar em uma reaceleração dos preços, conforme mostrou a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgado nesta terça-feira (27).

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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