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Palestrante: Marcello Paz (O2 Research e Cripto Select)

A projeção para o IPCA foi de 5,82% para 5,88%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,60%. Além disso, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 foi para 2,80% de 2,77 da semana passada, enquanto o dólar passou de R$ 5,20 para R$ 5,25. Os últimos acontecimentos em relação ao governo de transição têm levado ao câmbio e à bolsa grande volatilidade.

Entre os indicadores, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou queda de 0,59% em novembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta. No mês anterior, o índice havia registrado variação de -1,04%. Com esse resultado, o índice acumula alta de 5,70% no ano e de 5,55% em 12 meses. Em novembro de 2021, o índice subira 1,19% no mês e acumulava elevação de 19,78% em 12 meses.

A alegação é de que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nesses modelos. Os supostos problemas teriam sido registrados nos arquivos “logs de urna”, que configura “verdadeiro código de identificação da urna eletrônica”.

O anúncio foi feito pelo CEO do Nubank, David Vélez, a analistas do JP Morgan. A previsão inicial era de que o consignado estaria disponível na plataforma ainda neste ano.

A única queda entre os principais dados econômicos foi o PIB de 2024, que foi de 1,80% para 1,70%. No mesmo ano, a projeção para a moeda norte-americana foi elevada para R$ 5,20, de R$ 5,15 anteriormente. O mercado seguiu com a inflação em 3,50% e juros em 8%.

Agora, os mercados aguardam por novas sinalizações de autoridades globais.

The Look Company (provedor de soluções de engajamento visual e serviços de suporte),Frito-Lay (fabricação e venda de salgadinhos),YouTube (streaming),Visit Las Vegas (turismo) eAlgorand (blockchain)América do Sul:

As bolsas internacionais operam entre perdas e ganhos nesta quarta-feira (23), mas sem grandes variações, assim como os índices futuros dos Estados Unidos. O mercado aguarda a enxurrada de indicadores econômicos norte-americanos, uma vez que os EUA terão o feriado do Dia de Ação de Graças, que fechará Wall Street na quinta-feira (24).

Mais cedo, o Banco Central mostrou que o mercado voltou a elevar as projeções em relação à inflação deste ano, mas também aumentaram as estimativas para o crescimento econômica em 2022, conforme o último levantamento do Boletim Focus. A projeção para o IPCA foi de 5,63% para 5,82%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,62%. Além disso, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 foi para 2,77% de 2,76 da semana passada.

Às 15h20, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,65%, cotado a 108.324 pontos.

A empresa irá apresentar a proposta de grupamento de ações na proporção de 50 para 1, já aprovado pelo conselho de administração e atendendo a uma exigência da B3.

GatilhosA emenda constitucional que introduziu o teto de gastos estabelece uma série de gatilhos que podem ser acionados caso os gastos federais cresçam mais que a inflação. Em tese, esses gatilhos seriam acionados em três estágios.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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