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O causo é da empresa B, uma companhia com bons ativos, boa perspectiva de crescimento, excelente potencial e que você conhece bem. Apesar das perspectivas e do potencial, essa empresa volta e meia decepciona, apresentando menos crescimento que o esperado a despeito do seu potencial. Essa companhia tem uma governança truncada, com mudanças constantes no direcionamento de sua administração ao longo da história.

A agenda reserva importantes indicadores, principalmente para os Estados Unidos, que terão a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2022 na quinta-feira (30). Além disso, os investidores conhecerão o mais recente Núcleo do Índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE), dado favorito de inflação do Fed, referente ao mês de fevereiro na sexta-feira (31).

Confira o fechamento do Ibovespa e demais índicesIbovespa: 99.670,47 (+0,85%)S&P 500: 3.977,75 (+0,17%)Nasdaq: 11.768,84 (-0,47%)Dow Jones: 32.432,61 (+0,61%)Dólar: R$ 5,20 (-0,85%)Euro: R$ 5,62 (-0,51%)Banco Central. Foto: Reprodução, Marcello Casal JrOs economistas voltaram a reduzir as expectativas de inflação para 2023, enquanto subiram as expectativas para o crescimento brasileiro, de acordo com o último levantamento do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (27).

Além disso, o aumento da taxa básica de juros, a Selic, prejudicou a companhia, que pressionou o nível de endividamento. Dado que essa elevação no juro tem gerado um impacto de R$ 395 milhões por ano no fluxo de caixa da companhia.

Em segundo lugar fica a Transpetro, que paga R$ 101,1 mil a seu presidente. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) fica com a terceira posição, com remuneração de R$ 80,8 mil.

Para a semana, a agenda de indicadores será mais fraca, com dados de atividades do S&P Global entre os mais relevantes. O destaque será para o mais importante relatório de emprego norte-americano, o payroll, que poderá movimentar as probabilidades para a próxima decisão do Federal Reserve.

Por volta das 13h35, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve queda de 0,09%, cotado a 101.090 pontos.

No Brasil, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,05% em março, após queda de 0,06% no mês anterior, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que aguardava alta de 0,15%. Com este resultado, o índice acumula alta de 0,20% no ano e de 0,17% em 12 meses. Em março de 2022, o índice variara 1,74% e acumulava alta de 14,77% em 12 meses.

No dia 17 de março, adireção da empresa informou que não havia encontrado, até àquele momento, fundamentos que justificassem a suspensão de projetoscom contratos já assinados. A estatal, por meio de sua diretoria executiva, disse que fez estudo preliminar sobre processos de desinvestimentos em andamento, iniciados no governo passado.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) confirmaram nesta segunda-feira (3) um corte na produção de petróleo, que coloca o mercado global em alerta. A decisão leva preocupações de que a inflação pode permanecer alta por mais tempo, aumentando a pressão sobre os consumidores.

No Brasil, a agenda reserva o resultado do IPCA-15, que deve variar 0,65% em março e atingir 5,30% nos últimos 12 meses. Os investidores seguem atentos à reação da decisão do Banco Central em manter a Selic em 13,75% e ao conflito no Legislativo.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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