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dinheiro nao faz gol cicero

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Na Europa, o Índice de Preços ao Produtos (IPP) da zona do euro teve uma queda de 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados da agência oficial de estatísticas da União Europeia, Eurostat. O resultado ficou abaixo da expectativa pelo mercado, que projetava queda de 0,3% para o período. Com isso, a taxa anual do índice desacelerou de 15,1% em janeiro, conforme dados revisados, para 13,2% em fevereiro (ante projeção de 13,3%).

Em meio a esse período de turbulência, a elite chinesa optou por escolher o modelo democrático ocidental na tentativa de resolver os problemas domésticos. Com a Revolução de 1911, o sistema monárquico terminou, sob a liderança de Sun Yatsen. Neste momento, a história imperial de mais de dois mil anos chegou ao fim, ao buscarem-se implementar várias das instituições democráticas ocidentais, como o parlamentarismo e o multipartidarismo. Esta tentativa frustrada de implementação de democracia levou ao país a uma situação ainda mais caótica, acelerando o colapso. Tratava-se de uma cópia malfeita da democracia ocidental ou de um sistema que efetivamente não funcionaria naChina? Estes questionamentos, sem dúvida, representam grandes das dúvidas da história recente daChina.

No entanto, na visão da especialista, essa mudança estrutural mostra que a magnitude de juros impostas e trabalhadas em anos anteriores demora para causar essa desaceleração. Em relação aos setores que mais sofrem com as variáveis macroeconômica, Ariane destacou o setor de varejo, tecnologia e construção civil. 

Cenário corporativoVia (VIIA3) – A varejista comunicou na sexta-feira (31), após o fechamento, a decisão do conselho de administração da Via de mudar o comando da companhia. Segundo o comunicado, Renato Franklin assumiu como CEO da Via no lugar de Roberto Fulcherberguer. Não haverá transição de poder entre os executivos. Fulcherberguer já deixou a empresa e a função será exercida por Abel.

Cemig (CMIG4) – A companhia anunciou uma projeção de investimentos de R$ 42,2 bilhões para o período entre 2023 e 2027, mantendo o foco em suas operações em Minas Gerais. O segmento de distribuição de energia deve receber o maior volume de aportes até 2027, de R$ 18,4 bilhões. Em seguida, vem geração, com R$ 13,4 bilhões, transmissão (R$ 3,5 bilhões), geração distribuída (R$ 3,2 bilhões), gás natural (R$ 2,3 bilhões) e inovação e TI (R$ 1,4 bilhão).

Nesse sentido, a medida visa “instituir regime fiscal sustentável para garantir a estabilidade macroeconômica do país e criar as condições adequadas ao crescimento socioeconômico”. Portanto, o novo arcabouço deseja estabilizar a dívida pública e equilibrar as contas do governo. Além disso, o governo espera aumentar investimentos em áreas consideradas prioritárias.

Vale lembrar que desde o lançamento do ChatGPT no ano passado, o uso da plataforma virou uma febre, levando rivais da empresa a lançar produtos similares e integrá-lo em seus aplicativos e produtos, como aconteceu com a Google.

Os especialistas destacam que assim como no Brasil, o governo dos EUA também tem uma meta de inflação anual, que precisa ser levada em consideração nas decisões de política monetária que serão tomadas.

Fundado em 2019, o C6 cresceu de forma exponencial e já tem mais de 23 milhões de clientes cadastrados. Vale lembrar que em 2021, o JP Morgan comprou 40% do capital do C6 em uma transação que não teve valor nem cláusulas revelados.

“Destes 8 grupos, derivam mais de 200 categorias e dessa forma podemos ter uma visão mais clara de como está o aumento de preços na economia como um todo”, aponta a equipe da corretora digital Avenue, com sede nos EUA.

Cenário CorporativoBraskem (BRKM5) e Petrobras (PETR3; PETR4) – A Braskem enviou comunicado ao mercado para esclarecer que a Petrobras não tomou qualquer decisão sobre a venda de participação da companhia. “A Petrobras esclarece que todas as ações relacionadas à sua participação na Braskem exigem análise cuidadosa sob a perspectiva de gestão de portfólio e devem ser conduzidas com observância das práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”, afirmou a Petrobras, em comunicado enviado à Braskem. Na sexta-feira (24), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou em entrevista à Bloomberg News que a companhia avaliava aumentar sua participação na petroquímica.

Para as duas áreas, poderá haver recomposição de investimentos com receita extraordinária. Se não ocorrer a meta primária, haverá redução de investimentos no ano seguinte.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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