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No entanto, para 2022 há uma possibilidade de melhora substancial para as Small Caps, se o cenário for otimista para o mercado brasileiro como um todo. “Se 2022 for um ano positivo pra bolsa de valores, as Small Caps devem subir mais forte do que as grandes empresas”, ponderou Saravalle.

Em participação ao BM&C News, nesta segunda-feira (3), o analista da Toro Investimentos, Victor Lima, avaliou as expectativas para o setor de siderurgia e mineração, destacando suas perspectivas para Vale (VALE3). “Estou bastante otimista no setor de siderurgia e mineração, dado que a correção do preço do minério, os preços dos ativos ficaram favoráveis nas grandes companhias do setor”.

Durante a pandemia, o consumidor que cancelasse uma passagem para viagens entre 19 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021, estava isento da cobrança de multa, e o valor pago era convertido em crédito para próxima viagem. Quem optasse pelo reembolso, teria até um ano para receber o valor, que seria corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A consultoria destaca que continua a haver problemas na cadeia de produção, com atrasos nas entregas de fornecedores. Ela também comenta que o levantamento mais recente mostra “alguns sinais de que pressões sobre os preços têm diminuído”.

Acompanhe a entrevista exclusiva deErichDecatcom oeconomista-chefe daAlpha Investimentos, Said Santana,no vídeo abaixo:

O Ibovespa (IBOV) terminou o primeiro pregão de 2022 em queda de0,86%, cotado a103.921,59pontos, seguindo na contramão das bolsas norte-americanas que fecharam em alta. Nesta terça-feira (4), a Bolsa brasileira opera em queda de 0,42% às 10h50.

O dólar começou 2022 em forte alta, a mais intensa desde outubro do ano passado, com o real liderando nesta segunda-feira as perdas nos mercados globais de câmbio em dia de expressivos ganhos para a moeda norte-americana no exterior e de ajuste no Brasil após movimentos recentes.

A bolsa de valores do Brasil passou por bastante volatilidade em 2021. Bateu a marca histórica dos 130 mil pontos pela primeira vez, mas quase chegou a cair para abaixo dos 100 mil. Fatores macroeconômicos e políticos, como sempre, foram os responsáveis pela movimentação do Ibovespa e de outros índices mundiais.

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Como já não é mais novidade, as eleições de 2022 deverão mexer muito com o mercado brasileiro. Isso porque a disputa presidencial deve ser polarizada (e mesmo com uma terceira via em mente, o caminho até o Planalto será desafiadora) – contribuindo, assim, para a volatilidade e que deve impactar o setor das empresas em desenvolvimento.

Confira a lista completa de empresas: Bradespar ON: 44,53%Bradespar PN: 42,69%Gerdau Metalúrgica: 20,39%Petrobras PN (PETR4): 19,87%Vale (VALE3): 18,77%Copel PNB (CPLE6): 18,67%Petrobras ON (PETR3): 18,41%Copel ON (CPLE6): 17,86%Unipar PNB (UNIP6): 14,96%CPFL Energia (CPFE3): 13,80%Lavvi (LAVV3): 13,10%Qualicorp (QUAL3): 12,96%Marfrig (MRFG3): 12,93%Even (EVEN3): 12,61%Taesa (TAEE11): 12,38%Portobello (PTBL3): 11,70%Gerdau (GGBR4): 11,26%Banrisul (BRSR6): 10,70%Cemig (CMIG4): 10,44%Dexco (DXCO3): 10,42%Grendene (GRND3): 10,01%B3 (B3SA3): 9,95%Usiminas (USIM5): 9,40%Se inscreva nonosso canale acompanhe a programação ao vivo.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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