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Foto: FreePikNesta terça-feira (11), o Ibovespa abriu em alta, com investidores reagindo aos sinais de que a inflação oficial do país está desacelerando, animando o mercado hoje, após o IPCA ter registrado alta de 0,71% em março, abaixo do esperado pelo consenso. Além disso, o mercado segue atento aos desdobramentos em torno do arcabouço fiscal, que deve ser enviado ao Congresso até sexta-feira. No exterior, as atenções se voltam para a inflação dos Estados Unidos, a ser anunciada amanhã.
Marcus Vinicius de Freitas afirmou que a China tem interesse de manter o Brasil dentro da sua area de aproximação, mas não será aquela questão do país ficar 100% apoiando os chineses.
Vale destacar que este recurso também não está disponível para todos os dispositivos, mas usuários que usam smartphones conseguem utilizá-lo.
Todas as versões do Lemon-Dou estarão disponíveis a partir de abril, nos principais mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador e Paraná.
Ásia e EuropaAs bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça, após dados da inflação chinesa mais fracos do que o esperado e o banco central sul-coreano deixar seus juros inalterados. Dados oficiais mostraram que a taxa anual de inflação ao consumidor chinês desacelerou para 0,7% em março, ante 1% em fevereiro, ficando abaixo da projeção de economistas e atingindo o menor nível desde setembro de 2021.
Além disso, o investidor afirmou que dividiu suas operações em três grandes compras de US$ 3 milhões, US$ 2 milhões e US$ 3 milhões de dólares em sequência.
Mesmo quem investe em ações, por exemplo, costumam ter muita dificuldade em apurar e declarar seus investimentos. E que opta por diversificar seus ganhos em criptomoedas tem ainda mais trabalho na hora de informar os dados corretos para a Receita.
As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.
Quando pensamos que tudo isso foi somente o começo, nos enganamos, porque tem muito mais! Lula interferiu na Lei do Saneamento Básico para dar evidente privilégios a empresas estatais comparado com as empresas privadas do setor ao abolir a exigência de licitação para a contratação dos serviços de empresas públicas.
A Receita quer dar o mesmo tratamento nas remessas de pessoas jurídicas e físicas. “Hoje as remessas por pessoas físicas de bens com valor relevante são absolutamente inexpressivas. Essa distinção só está servindo para fraudes generalizadas nas remessas”, argumentou.
Durante sua participação, Campos Neto comentou sobre a nova regra fiscal, destacando que “o risco da trajetória da dívida foi eliminado”. Para ele, não existe uma relação mecânica entre fiscal e taxa de juros da forma como é colocado. “O mais importante é ver como as medidas afetam o canal de expectativas”, afirmou.
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