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O Ocidente tem tentado manter-se relevante neste processo. Criou instituições que, de alguma forma, congelaram o processo de evolução da sociedade global. Criou-se, por exemplo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas que reflete uma ordem mundial de sete décadas atrás. No entanto, esta tentativa não tem logrado impedir o ritmo de avanço do Oriente. A Ásia, particularmente a China, tem liderado o processo de transferência do eixo global do Atlântico para o Pacífico. Paulatinamente, observamos o Leste Asiático e o Sul da Ásia assumirem um papel cada vez mais significativo e de liderança na economia, política e cultura global.
O momento que todo o mercado financeiro esperava chegou no início deste mês: a queda da Selic para 13,25% ao ano. E a expectativa, segundo o Boletim Focus da última segunda (14), é que o afrouxamento monetário não pare por aí.
A privatização da Copel (Companhia Paranaense de Energia), finalizada no começo desta semana, abriu a temporada de venda do controle de estatais prometida por governadores eleitos ou reeleitos no ano passado. Nesse pacote, as privatizações estaduais da Sabesp, em São Paulo, e de Cemig e Copasa, em Minas Gerais são as mais aguardadas. Pernambuco, Goiás e Paraná também discutem a venda de suas empresas de saneamento básico.
Agenda econômicaArgentina: Feriado deixa os mercados fechados03h00 –Alemanha: Índice de Preços ao Produtor (Julho)08h25 –Brasil: Boletim Focus15h00 –Brasil: Balança Comercial SemanalSede da Petrobras (PETR4). Foto: Reprodução, DivulgaçãoNa última quarta-feira (16), o analista técnico da DVInvest, Dalton Vieira, participou da programação na BM&C News, onde avaliou o gráfico de algumas ações, entre elas os ativos da Petrobras (PETR4).
As críticas aos investimentos chineses na África incluem armadilhas da dívida, dependência econômica e priorização dos interesses chineses sobre as necessidades locais. Houve acusações de aumento da corrupção na África, suborno e práticas comerciais desleais para garantir transações comerciais.
Ou seja, é algo que adiciona pouca novidade no seu dia a dia — o que facilita todo o processo.
Por volta das 14h05, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,32%, cotado a 117.943 pontos.
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Considerado à prova dehackers, oblockchainé definido como uma espécie de banco de dados ou de livro-razão com dados inseridos e transmitidos com segurança, rapidez e transparência. Sem um órgão central de controle, essa tecnologia funciona como uma espécie de corrente de blocos criptografados, com cada elo fechado depois de determinado tempo. Nenhuma informação pode ser retirada ou mudada porque todos os blocos estão conectados entre si por senhas criptografadas.
A participação do vice-líder de Taiwan, Lai Ching-te, na posse do novo presidente do Paraguai – um dos 13 países que reconhecem Taiwan como independente – com passagem em Nova Iorque e São Francisco – constitui uma nova provocação, uma vez que fortalece a agenda separatista de Taiwan e constitui uma interferência direta na política doméstica chinesa. Para piorar o quadro, Lai viaja aos Estados Unidos como candidato presidencial com a mensagem de que pretende assumir um papel mais relevante internacionalmente. O resultado é que tais provocações levam a uma tensão crescente que, de fato, não é benéfica ao mundo.
Além disso, o relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga, previu que o texto deve receber muitas emendas, mas que qualquer mudança será conversada com Arthur Lira.
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb);Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF);transferências constitucionais e legais a estados e municípios e ao Distrito Federal, como os fundos de participação dos estados e municípios;transferências legais a estados e municípios de parte da outorga pela concessão de florestas federais ou venda de imóveis federais em ocupação localizados em seus territórios,quitação de precatórios usados pelo credor para quitar débitos ou pagar outorgas de serviços públicos licitados;precatórios devidos a outros entes federativos usados para abater dívida e outros haveres com a União;créditos extraordinários para despesas urgentes, como calamidade pública;despesas bancadas por doações, como as do Fundo Amazônia ou obtidas por universidades, e por recursos obtidos em razão de acordos judiciais ou extrajudiciais relativos a desastres de qualquer tipo (por exemplo, Brumadinho);despesas custeadas por receitas próprias ou por convênios obtidas pelas universidades públicas federais, empresas públicas da União que administram hospitais universitários, pelas instituições federais de educação, ciência e tecnologia, vinculadas ao Ministério da Educação, estabelecimentos militares federais e demais instituições científicas, tecnológicas e de inovação;despesas da União com obras e serviços de engenharia custeadas com recursos transferidos por estados e municípios, a exemplo de obras realizadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército em rodovias administradas por esses governos;pagamento de precatórios com deságio aceito pelo credor;parcelamento de precatórios obtidos por estados e municípios relativos a repasses do antigo Fundef;despesas não recorrentes da Justiça Eleitoral com a realização de eleições.Incluídos pela Câmara dentro do limite de gastos, o Fundeb e o FCDF foram retirados pelo Senado, com os deputados mantendo a mudança após acordo entre o governo, os senadores e líderes partidários da Câmara.
ReceitasPor serem considerados atípicos (sem regularidade), os seguintes tipos de receita estão fora do novo arcabouço fiscal: concessões e permissões, dividendos e participações, exploração de recursos naturais (royalties) e transferências legais e constitucionais, como repartições da arrecadação federal com estados e municípios.
Restos a pagarEm relação aos restos a pagar (verbas autorizadas em anos anteriores que ficaram para o exercício atual), o texto aprovado permite o uso de recursos em caixa fora do orçamento atual para quitá-los. O procedimento, no entanto, só vale se não comprometer o cumprimento da meta de resultado primário dentro do ano, segundo as estimativas regulares de receita e despesa.
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