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Operadores na Bolsa de Nova York enquanto o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, faz comentários – 16 de março de 2022 – Foto: Reuters/Brendan McDermidJoão Tessari – Como economistas estamos habituados com algumas métricas e conceitos econômicos que muitas vezes não são amplamente divulgados e, portanto, não são naturais para boa parte das pessoas. Decidi escrever esse texto, uma vez que acredito que alguns deles possam ajudar a esclarecer a perspectiva atual de inflação e juros em diversas regiões do mundo que, a princípio, pode parecer contraditória.

À medida que o tempo passa e a Guerra na Ucrânia passa a ter menor cobertura pela imprensa, com a preocupação diminuindo diante dos desafios impostos pelo cotidiano, é importante ressaltar que o momento atual do conflito é extremamente preocupante. Afinal, a contra-ofensiva ucraniana, que deveria infligir na Rússia sérias perdas e prejuízos, não tem alcançado o resultado almejado. E a Rússia, apesar das sanções, segue menos enfraquecida do que a mídia ocidental – muitas vezes por pura propaganda – faz-nos crer sobre o conflito.

Cinco meses depois, o dólar foi para R$ 5,85.

Cinco meses depois, o dólar foi para R$ 5,85.

Nos EUA, oDepartamento do Trabalho anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego subiram para 227 milna semana encerrada em 29 de julho. O número ficou dentro das expectativas do mercado, que esperavam o mesmo resultado. Na semana anterior, os pedidos somaram 221 mil, conforme dados revisados.

Com tendência de queda dos juros, espera-se a retomada das ofertas iniciais de ações ainda este ano, sobretudo no quarto trimestre. Investidores, contudo, estarão mais seletivos

Por volta das 15h55, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve queda de 0,17%, cotado a 121.800 pontos.

Tebet acrescentou que os ministérios novos, que foram criados neste ano, tiveram um reforço no orçamento com o remanejamento de recursos, realizado pelo Planejamento. Foram acrescidos cerca de R$ 400 milhões aos orçamentos da Mulher, dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas.

“A política monetária está funcionando com muito mais eficiência do que poderíamos imaginar“, afirmou Lisboa, que também criticou o foco demasiado sobre o tema. “Acho que, no Brasil, gastamos um tempo demasiado em algo que deveria ser de uma importância secundária, que é a política monetária. A política monetária é para segurar a inflação, evitar que ela saia de controle.”

Foto: FreepikEnquanto a maioria dos bancos tradicionais oferecem títulos com um rendimento “pífio” de 100% ou 110% do CDI, uma corretora fez diferente. Ela ofertou um título público “premium” com retorno estimado de 210% do CDI.

Um levantamento feito pelo com dados do Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb), indicou que em 2021, apenas 50,1% das escolas públicas do país tinham programas voltados para combater o racismo. Dez anos antes, o índice era de 75,6%.

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Esta é a terceira vez que aHurstentrega resultado positivo com investimento em obras de arte. A primeira operação lançada pela plataforma ocorreu em 2021 e envolvia três telas do expoente da arte cinética, Abraham Palatnik. Na ocasião, a rentabilidade projetada era de 17,36% ao ano em um prazo de 24 a 36 meses. Embora as telas, juntas, valessem mais de R$ 650 mil, qualquer um com R$ 10 mil disponíveis poderia aproveitar a oportunidade e se tornar proprietário, mesmo que parcialmente, de um ativo muito valioso. Treze meses depois, foi concluída com valorização de 27%, dez pontos percentuais acima do previsto.

Mas apesar de todo esse histórico de rentabilidade, ainda resta uma dúvida: será que Piero pode ficar tranquilo para o resto da vida?

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Prefeitura de Varjota
 
OUVIDORIA

Perguntas e respostas

Ouvidoria - Perguntas frequentes FAQ

A Ouvidoria é um recurso administrativo de diálogo permanente entre o usuário do serviço público e a administração pública, que contribui para participação cidadã e o controle social, fundamentada na construção de espaços plurais abertos às demandas dos cidadãos.

A Ouvidoria é vínculo do usuário do serviço público com a administração pública, em relação ao acolhimento e tratamento das manifestações — Elogio, Solicitação, Reclamação, Denúncia, Informação, Simplificação e Sugestão — quanto à prestação de serviços públicos. Através destas manifestações é possível realizar melhorias nos serviços públicos prestados.

A Ouvidoria estão pautadas em decorrência da norma constitucional contida no art. 37, §3º, I, III, da Constituição Federal e na Lei nº 13.460/2017 (CDU), que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Os direitos e deveres dos cidadãos, usuários dos serviços públicos são os seguintes (Lei nº 13.460/2017, em seus artigos 6º e 8º):
Direitos do Usuário:
I - participação no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços
II - obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação
III - acesso e obtenção de informações relativas à sua pessoa constantes de registros ou bancos de dados, observado o disposto no inciso X do caput do art. 5º da Constituição Federal e na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011
IV - proteção de suas informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011
V - atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade e
VI - obtenção de informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet, especialmente sobre:
a) horário de funcionamento das unidades administrativas
b) serviços prestados pelo órgão ou entidade, sua localização exata e a indicação do setor responsável pelo atendimento ao público
c) acesso ao agente público ou ao órgão encarregado de receber manifestações
d) situação da tramitação dos processos administrativos em que figure como interessado e
e) valor das taxas e tarifas cobradas pela prestação dos serviços, contendo informações para a compreensão exata da extensão do serviço prestado.

Deveres do usuário:
I - utilizar adequadamente os serviços, procedendo com urbanidade e boa-fé
II - prestar as informações pertinentes ao serviço prestado quando solicitadas
III - colaborar para a adequada prestação do serviço e
IV - preservar as condições dos bens públicos por meio dos quais lhe são prestados os serviços de que trata esta Lei.

A Ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética, mas pode realizar atividades colaborativas com esses setores administrativos com o objetivo de assegurar a integridade das rotinas de trabalho da administração pública.

Não. A Ouvidoria não tem poder punitivo, não é sua competência apurar responsabilidades, instaurar sindicâncias, auditorias e procedimentos administrativos, com relação a essas questões, ela tem apenas a função de sugerir e recomendar, uma vez presentes indícios de irregularidade ou infração à lei, que os órgãos competentes façam a análise da demanda e decidam quais providências são adequadas ao caso.

Todos os usuários do serviço público, sejam servidores públicos, moradores, turistas, dentre outros, podem utilizar os serviços da Ouvidoria.

Não obtiver, de modo satisfatório, qualquer tipo de serviço ou atendimento e que não tenham sido resolvidas em outras instâncias, na administração pública
Tiver ciência de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas legais
For vítima de alguma forma de discriminação e entender que quaisquer direitos tenham sido desrespeitados
Desejar encaminhar opinião, reclamação ou sugestão que possam contribuir na melhoria dos serviços públicos prestados
Desejar enviar elogio a qualquer unidade ou servidor da administração pública e
Querer solicitar adoção de providência por parte dada administração pública.

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