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Portanto, as estimativas de preço do iPhone 15 no Brasil ficam em:iPhone 15: a partir de R$ 7.299iPhone 15 Plus: a partir de R$ 8.299iPhone 15 Pro: a partir de R$ 9.299iPhone 15 Pro Max: a partir de 10.999Entretanto, a boa notícia mesmo é para aqueles que estão aproveitando o lançamento da nova geração do iPhone para comprar as versões antigas. Isso porque, com o lançamento da Apple, os iPhone antigos ficaram até 20% mais baratos aqui no Brasil. Na própria loja da Apple, o preço do antecessor, o iPhone 14, chegou a cair em mais de R$ 2 mil. A versão simples de 128GB passou de R$ 7.599,00 para R$ 5.999,00.

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Por fim, a previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 5 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,02.

Fonte: CNBC – 05/set/2023Fonte: Reuters – 05/set/2023Estoques Baixos…Nos EUA, algumas coisas chamam a atenção.

(13h05) – Fernanda de mercado – EuropaPrincipais índices na Europa fecham com fortes altas. Investidores digerem a alta na taxa de juros decretada pelo BCE e veem esse movimento como um possível último do ciclo. Christine Lagarde, presidente da instituição, afirmou que ela não afirmou que esta é o pico da taxa, mas os mercados apostam agora no fim do ciclo e na pausa longa.

O PIB acumula alta de 3,2% no período de 12 meses. E no semestre, a alta acumulada foi de 3,7%.

Neste sábado (16), o Magazine Luiza (MGLU3) completa 65 anos de história. A varejista, considerada como a favorita do mercado em seu setor, conta com uma história peculiar, de grandes altos e baixos.

Mediante a esse cenário, o gestor da Mirante Investimentos, Frederico Castro, indicou alguns dos setores que devem estar no radar dos investidores porque vão se beneficiar da queda de juros aqui no Brasil. Para ele, existem dois setores específicos que serão mais beneficiados em um cenário de inflação controlada e queda de juros, são eles o varejo e as construtoras.

Federal Funds Effective Rate (FEDFUNDS) | FRED | St. Louis Fed (stlouisfed.org)E enquanto a taxa não baixa, o que temos visto é que grande parte dos agentes tem se aproveitado desses retornos mais altos que a renda fixa propicia. Gráfico abaixo mostra o fluxo para títulos do tesouro americano nos últimos 2 anos.

Temos vários desafios a enfrentar: desigualdade econômica, pobreza, corrupção, violência e crime, instabilidade jurídica e política, infraestrutura decadente e educação deficitária. Ao deparar-se com estes desafios que jamais são, efetivamente, resolvidos pelo Poder Público, milhões têm optado por viver no Exterior. Cerca de 4,5 milhões de brasileiros decidiram viver fora do País a ter que lidar com os desafios existentes. Desde 2010, o número de brasileiros morando fora do País cresceu 44%, particularmente nos Estados Unidos, Portugal e Paraguai. Como é possível o Brasil abrir mão de tantos talentos brasileiros, que deveriam encontrar no seu próprio país um oceano de oportunidades?

Os indicadores na Europa começam mais fracos, com o índice de confiança na Alemanha, mas se intensificam no final da semana. Na quinta-feira (28), tem a inflação alemã preliminar, enquanto a sexta-feira (29) reserva o PIB do Reino Unido e dados de preços ao consumidor na zona do euro.

Para Vandyck Silveira, economista, CEO da Humaitá Digital e comentarista da BM&C News, o encontro do G20 foi protocolar, onde nada de relevante foi discutido. Além disso, ele criticou as falas de Lula e comparou o discurso final do presidente com “um discurso de miss universo”.

Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,71%, cotado a 115.008 pontos.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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