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‘Brasil Pra Frente’, uma série sobre desafios econômicos no BrasilA BM&C News lançou uma série documental mostrando os principais desafios econômicos do Brasil. Divida em quatro episódios, a série é fruto de uma parceria da BM&C, do Centro de Liderança Pública (CLP) e do projeto Unidos Pelo Brasil (UPB), visando discutir propostas para o país voltar a crescer economicamente. 

Agronegócio e tecnologia: Analista avalia cenário para empresas se destacarem no setorCommodities: Safras de café são ameaçadas por geadas no Sul e SudesteSegundo o BB Seguridade, o lucro líquido no segundo trimestre somou R$ 754 milhões. O valor é menor que os R$ 977 milhões registrados do mesmo período do ano passado.

O Ibovespa teve um dos dias mais complicados do mês e derreteu 3,08%, cotado a 121.800,79 pontos. Uma série de fatores influenciou as perdas, como os dados sobre o desemprego no país, as declarações do presidente Jair Bolsonaro e a manutenção do auxílio emergencial, causando temores em quebrar o teto de gastos.

O margem financeira gerencial foi de R$ 18,79 bilhões no 2º tri, alta de 5,7% em comparação ao trimestre encerrado em junho. O produto bancário ficou em R$ 30,6 bi, leve alta em comparação aos R$ 30 bilhões do primeiro trimestre.

Para as fintechs – startups do ramo financeiro -, a escala é necessária como forma de diluir os custos das operações. Essas empresas não têm lojas físicas e, em geral, se diferenciam dos “bancões” por não cobrarem tarifas por manutenção de conta ou cartões. A tática é ganhar dinheiro com os juros das operações de crédito e outros serviços.

O indicador de investimentos em construção civil, após o tímido crescimento verificado em março, teve a segunda queda consecutiva na margem, recuando 1% em maio. Com isso, o segmento apresentou uma queda de 4,9% no trimestre móvel.

O volume de vendas do segmento Embalagem de Papelão Ondulado aumentou 22,1% quando comparado ao mesmo período de 2020 e estável quando comparado ao do primeiro trimestre deste ano.

Além disso, o Bradesco informou que o patrimônio líquido somou R$ 146,488 bilhões no 2TRI, um avanço de 8,4% ante um ano atrás.

O superávit em julho é o segundo maior para o mês na série histórica, que tem início em 1989, atrás apenas do registrado no período em 2020, de US$ 7,601 bilhões.

Apesar do reajuste, o governo não descumprirá a regra do teto de gastos por causa do Bolsa Família, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Nesta terça-feira, dia 3, a empresa de biometriaUnicoanunciou que recebeu um aporte de R$ 625 milhões em rodada liderada pelos fundos daGeneral Atlantice do SofBank. A estratégia transformou a União no mais novo unicórnio brasileiro.

Movida registra lucro líquido de R$ 174 milhões no 2º trimestreDestaques da bolsa: balanços trimestrais movimentaram mercado“O que nós trabalhamos sim, temos hoje uma nova reunião com a Economia, espero que seja acertado, é o novo valor do Bolsa Família, que em média está em 192 reais, valor baixo. Quero no mínimo aumentar em 50% esse valor”, afirmou o presidente na entrevista.

Nesta quarta-feira (04), será apresentada a nova taxa básica de juros do país na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa é de que o Banco Central acelere o ritmo de alta da Selic, e com isso, a estimativa é de uma alta de 1 ponto percentual, chegando a 5,25% ao ano.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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