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Fluxo cambial total no ano até 22 de outubro é positivo em US$ 18,501 bi, diz BC

Também foi divulgada hoje pela Eurostat a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro – que atingiu 4,1% em outubro, acelerando fortemente em relação à alta de 3,4% observada em setembro, segundo dados preliminares.

Assaí registra lucro líquido de R$ 538 milhões no 3º triPetrobras não pode ser uma empresa que dá lucro tão alto, diz Bolsonaro

O sumário executivo já foi usado pelo Tesouro para dar recados duros. Em novembro do ano passado, por exemplo, o órgão explicitou no documento a necessidade de aprovação da PEC emergencial – que acabou sendo votada apenas no ano seguinte – e de se manter os gastos de combate à pandemia de covid-19 apenas como temporários. No documento de novembro de 2020, o Tesouro avisou que “não há espaço” para medidas que dificultem o processo de ajuste ou fragilizem a regra do teto de gastos.

Na coletiva, Kuroda disse também não esperar que o aguardado “tapering” nos EUA afete as taxas de câmbio e de juros diretamente e comentou que a recente fraqueza do iene ante o dólar teve efeitos positivos, ao favorecer as exportações japonesas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Para a próxima reunião do Copom, que ocorrerá nos dias 7 de 8 de dezembro, é previsto um outro aumento semelhante. “O Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, destaca o BC.

O deputado alertou que a proposta precisa ser aprovada com agilidade porque o governo precisaria de 45 dias para operacionalizar a folha de pagamento do auxílio emergencial.

O Produto Interno Bruto pode ser calculado a partir de três óticas, sendo elas a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica do rendimento. No Brasil, o PIB é calculado através da demanda (despesa) e da oferta. Quando se olha para cada um deles, o resultado final, em valores, deve ser o mesmo. 

O Paraná, um dos principais produtores de soja do Brasil, espera colher 20,8 milhões de toneladas do grão na safra 2021/22, que está sendo plantada, estimou nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), com um leve recuo ante a projeção anterior de 20,96 milhões.

Os estoques de petróleo aumentaram 4,3 milhões de barris na semana passada, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, mais do que o ganho esperado de 1,9 milhão de barris. Os estoques de gasolina caíram 2 milhões de barris, baixando-os para níveis não vistos em quase quatro anos, enquanto os consumidores norte-americanos enfrentam o aumento dos preços para encher os tanques de seus veículos.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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