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Caso o INPC feche o ano em 9%, será preciso atualizar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022 em cerca de 27 bilhões de reais, já que o texto originalmente enviado pelo Executivo ao Congresso previa INPC de 6,2% em 2021, disse ele.

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Ibovespa perde força e fecha estável nesta quartaDestaques da bolsa: Marfrig sobe 2% e Gerdau cai 2% com resultados trimestraisPara o Citi, que espera elevação de 150 pontos-base, a probabilidade de o Banco Central manter o ritmo de alta de juros das últimas reuniões, de 100 pontos-base, parece “quase desprezível” neste momento. O credor chamou a atenção em relatório desta quarta-feira para o recente enfraquecimento do regime fiscal do país, após ameaças concretas ao teto de gastos, e para “sinais iniciais” de desancoragem das expectativas de inflação de longo prazo.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 1,8% no terceiro trimestre de 2021 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela Destatis, a agência de estatísticas do país.

A companhia disse que “um problema de fornecimento de componentes maior do que o esperado pode precisar ser monitorado” quanto ao impacto potencial em dispositivos que usam chips de memória, embora tenha acrescentado que há “forte demanda fundamental” por chips de servidor.

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Segundo comunicado oficial do Tesouro, a melhora no déficit se deu devido ao impulso da redução expressiva em despesas ligadas à crise da pandemia, assim como devido à melhora na arrecadação federal.

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O principal planejador econômico do país realizou uma série de reuniões com produtores e associações mais importantes do setor na quarta-feira para discutir medidas como o estabelecimento de níveis de preços e formas de identificar melhor as empresas envolvidas em “especulação”.

A Marfrig divulgou nesta terça os resultados do terceiro trimestre. A companhia registrou lucro líquido de R$ 1,7 bilhão no trimestre, alta de 148,7% ante mesmo período de 2020.

Barros atribuiu o adiamento, o segundo esta semana, à falta de quórum causada pela decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de retorno às sessões presenciais na Casa.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuava 0,39%, a 7.221,49 pontos.

Reprodução/Agência BrasilApós as negociações do Tesouro Direto serem interrompidas duas vezes nesta quinta-feira (28), as taxas dos títulos sofreram forte variação. A volatilidade ocorreu após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) aumentar a taxa básica de juros, a Selic, em 1,5 ponto percentual, levando a taxa de 6,25% para 7,75%.

“Este novo recorde trimestral foi alcançado a despeito das pressões inflacionárias sobretudo em commodities e dos desafios logísticos que têm marcado o comércio internacional em 2021”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka, em nota à imprensa.

O principal papel da Bolsa brasileira, a Vale (VALE3), mostra um gráfico com um cenário congestionado no curto prazo, conforme analisou o grafista da Kinvo, Beto Assad em transmissão à BM&C News. Já no longo prazo, a análise feita é de tendência de baixas nos alinhamentos das médias.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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